Revista Mandala

10 posturas de yoga para crianças que podem ser feitas em praticamente qualquer lugar

Tudo o que seus filhos precisam é de uma cadeira. Os benefícios para toda a família não cabem neste subtítulo.

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Este artigo é uma tradução. Ele foi publicado originalmente no site Kids Yoga Stories disponibilizando 40 posições, das quais selecionamos dez. Todas as imagens a seguir forma produzidas pelo veículo mencionado e são apenas uma reprodução.

Você pode acessar o artigo na íntegra e em inglês clicando aqui.

Algumas posturas básicas e tradicionais de yoga podem ser adaptadas para serem feitas utilizando, por exemplo, uma cadeira. Abaixo, você confere uma lista com algumas dessas posturas. Você pode sugeri-las para as crianças na sala de aula, em casa e também em momentos de transição entre um compromisso e outro do dia. Apesar de serem inspiradoras, será bom incentivar também a criatividade das crianças em busca de novas posturas.

Confira:

1. Postura do barco

Alinhe as nádegas com os braços e mantenha as pernas abertas em forma de V, segurando-se nos lados da cadeira para equilibrar-se. Mantenha a coluna ereta e relaxe o peito.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

2. Postura do camelo:

Sente-se com os pés planados no chão e as pernas juntas. Levante a cabeça, abra o peito, aperte os ombros e coloque as mãos nas costas da cadeira. Pressione suavemente os quadris para frente enquanto desloca os ombros para trás, arqueando suas costas lentamente. Mire adiante, mantendo sua coluna neutra.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

3. Postura do gato:

Sentado com os pés repousados no chão, coloque o queixo no peito enquanto estica as costas.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

4. Postura da cadeira:

Na frente do assento, mantenha-se estirado com os pés distanciados do quadril. Dobre os joelhos e mantenha a espinha ereta. Disponha os braços retilíneos na sua frente, olhe para cima e tente afundar um pouco mais os joelhos, como se estivesse prestes a sentar-se de volta na cadeira.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

5. Postura da criança:

Sente-se em sua cadeira, incline lentamente a parte superior do corpo para descansar as coxas, relaxe os braços na direção do chão e respire fundo.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

6. Postura de meditação:

Após se sentar, disponha as pernas na frente da cadeira, dobre-as e junte as solas. Mantenha a espinha retilínea.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

7. Postura da cobra:

Sente-se na parte da frente da cadeira. Abra o peito, junte as omoplatas, olhe para cima e leve suas mãos para a parte de trás da cadeira. Mantenha a coluna arqueada.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

8. Postura da vaca:

Sente-se na parte da frente da cadeira com os pés planados sobre chão. Coloque as palmas das mãos sobre os joelhos e respire fundo para neutralizar a coluna vertebral. Em seguida, olhe adiante, deixe a espinha arqueada e abra o peito.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

9. Postura da lua crescente:

Sente-se confortavelmente na cadeira com os pés firmemente plantados no chão. Estique os braços acima da cabeça e junte as palmas das mãos. Incline a parte superior do corpo para um lado. Volte para o centro. Incline o corpo para o outro lado.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

10. Postura do dançarino:

Fique de pé atrás da cadeira. Então, segure nas costas da cadeira com a mão direita, fique de uma perna só (perna direita), estique a perna esquerda para trás e coloque a parte externa do pé esquerdo na mão esquerda. Incline o seu torso para a frente, com a mão direita na cadeira para equilibrar-se, e mantenha a perna atrás de você arqueada. Mude os lados e repita as etapas.

Imagem: Kids Yoga Stories (reprodução)

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

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