Revista Mandala

5 filmes sobre a humanidade que vão expandir sua mente

As imagens e as declarações contidas nestas produções carregam toda a beleza e a complexidade de uma espécie incomparavelmente controversa.

Compartilhar

Como definir a humanidade? Simplesmente como um coletivo de seres humanos? Com tantos hábitos diferentes, nascidos e criados em tantas culturas distintas, com valores e concepções de mundo que escapam de qualquer tentativa de generalização, os seres humanos são vários e um só ao mesmo tempo. Como assim?

Os documentários a seguir que abordam a complexidade humana em todo o seu esplendor. Confira:

1. Samsara (2011)

Prepare-se para este documentário arrebatador! A produção do diretor Ron Fricke resultou de anos de gravações e reúne uma série de situações diversas do dia a dia de pessoas no mundo inteiro, desde povos tribais a negociadores de Wall Street. A produção chama a atenção pela sensibilidade das imagens e pelo seu repertório de cenas que são verdadeiros estudos sobre o comportamento humano.

2. Human (2016)

Esta produção tem se destacado no cenário cinematográfico desde o seu lançamento, no ano passado. O documentário, dirigido pelo francês Yann Arthus-Bertrand exibe declarações pessoais de mais de 2.000 pessoas em 60 países, investigando as dores, as alegrias e a força do ser humano. As cenas são incríveis e alguns depoimentos são realmente comoventes!

3. With One Voice (2009)

Os mistérios da humanidade são muitos e este filme busca justamente reunir algumas respostas para tantas perguntas. Ao entrevistar líderes espirituais do mundo inteiro, a produção de Eric Temple apresenta diferentes perspectivas sobre o sentido da vida, a expressão do amor e até a existência de Deus.

4. Baraka (1990)

Também dirigido e idealizado por Ron Fricke (Samsara), este espetáculo cinematográfico da década de 1990 fala (sem palavras) sobre o potencial da humanidade e foi filmado em 23 países, dentre eles o Brasil. As cenas coletadas são extremamente contemplativas e fortes.

5. Unity (2015)

De Shaun Monson, este filme aborda a capacidade humana de progredir mesmo em meio a atitudes tão destrutivas, buscando investigar justamente o que nos mantém vivos e adiante, nos expressando por meio da ciência, da arte, da tecnologia e da religião.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.