Revista Mandala

5 formas como a yoga vai despertar em você o amor pelo seu próprio corpo

Com fascínio, você descobrirá o potencial surpreendente do seu corpo para fazer aquilo que antes você só podia imaginar.

Compartilhar

Este artigo é uma tradução. Ele foi escrito por Catherine Richardson e publicado originalmente no site DOYOUYOGA. Para ler o texto em inglês, clique aqui.

Deixe-me começar dizendo que não era conhecida por ter uma imagem muito positiva do meu próprio corpo. Mas, ultimamente, eu inseri a yoga na minha vida: pratiquei-a quase todos os dias nos últimos dois meses. Se você considera que isso é muito, posso dizer com certeza que foi uma jornada transformadora e perspicaz, especialmente quando se trata de como me sinto sobre meu corpo.

Agora estou convencida de que se você quer aprender a amar seu corpo, a única maneira de alcançar isso sem ser com yoga é com muita yoga! Eu me tornei sintonizada com meu corpo de inúmeras formas que jamais havia experimentado. Estou aprendendo a apreciar tudo o que ele faz por mim, ao invés de julgar as roupas em que ele não se encaixa bem. Aqui estão algumas das melhores formas como a prática de yoga me ajudou a amar meu próprio corpo:

1. Consciência

Desde o início desses dois meses que tenho praticado yoga, fiquei mais sintonizada com o meu corpo do que eu achava que era possível. Eu nem sabia que eu não sabia quase nada sobre meu corpo até que, de repente, eu sabia um monte de coisas. É difícil identificar quando você está desconectado do seu corpo, porque, bom, é o seu corpo. Ele está lá; você pode tocá-lo, senti-lo em movimento. Como você pode ignorar seu próprio eu físico?

Bem, uma vez que você começa a se aprofundar no seu corpo com mais freqüência através de uma prática de yoga comprometida, você vai perceber o como é persistir. A yoga reivindica cada parte do seu corpo. Recentemente, conheci meus dedos dos pés. Eu sempre soube que eles estavam lá, e eu até pensei que estava usando eles, mas a minha nova consciência de seu potencial aumentou minha capacidade de aproveitar o poder do meu corpo. A consciência traz a oportunidade. A oportunidade de viver uma vida mais “yóguica”. E quem não gostaria disso? Tome consciência e ame seu corpo.

2. Crescimento

E não quero dizer em tamanho. Toda vez que estou no meu tapete de yoga percebo uma mudança boa na minha prática. Às vezes, é pequena, como uma dobra dianteira mais profunda ou um salto mais suave em um Vinyasa. E, às vezes, é enorme. Ontem, eu fiz minha primeira posição de inversão de verdade e sem nenhum suporte!

Não importa o tamanho da melhoria, posso dizer com entusiasmo sem fim que é uma sensação incrível. Ver melhorias reais e consistentes no meu corpo tem sido um impulso de confiança como nenhum outro que já experimentei na vida. Quando minhas pernas se levantaram suavemente no tripé ontem, foi como cair de volta à Terra, de tão orgulhosa que eu estava do que meu corpo incrível acabara de realizar.

3. Fascínio

Ao longo dos últimos meses, assisti meu corpo com puro fascínio. As coisas que nossos corpos são capazes de realizar através da yoga são incríveis! Quantas pessoas você conhece que podem equilibrar todo o peso corporal no suporte de um braço? Quando foi a última vez que você viu alguém na rua, levando os braços e as pernas à posição de uma águia e se equilibrando em uma perna só e profundamente dobrada (às vezes com um grito)?

A maioria das pessoas que conheço não pode sequer tocar os dedos dos pés, e muito menos ficar de cabeça para baixo. Nos últimos tempos, eu não sei nem por onde começar a admirar o que meu corpo está aprendendo a fazer . Não importa se eu estou fazendo postes avançados ou simplesmente compreendo mais profundamente aquela pose que eu tenho feito por anos. Nossos corpos são fortes, flexíveis e bonitos! Devemos adorá-los, não ridicularizá-los.

4. Gratidão

Através da yoga, somos capazes de obter uma verdadeira apreciação pelo que nossos corpos podem fazer, porque somos capazes de testemunhar todo o seu potencial. A maioria das pessoas nunca descobrirá a aptidão do corpo para o equilíbrio, a força e a flexibilidade como um iogue sabe. A maioria das pessoas nunca sentirá o enxágue de um toque profundo ou a energia de um guerreiro forte.

Mas nós, como iogues, experimentamos todos os dias a maravilha dentro dos nossos corpos. Uma vez exposto a isso, como você pode ajudar, mas ser agradecido? Agradecido por você ter um corpo que lhe dá tantas coisas? Nossos corpos merecem um agradecimento diário por tudo o que fazem por nós, não apenas durante a nossa prática, mas durante toda a nossa vida agitada.

5. Potencial

No fim de semana passado, viajei para Nova York para visitar alguns amigos e tive o prazer de praticar yoga no Laughing Lotus (tentarei não sair do tópico divagando sobre o quanto eu adorei). Eu participei de uma turma de inversões que estava cheia de iogues muito experientes. Ficar de cabeça para baixo era um jogo infantil para essas pessoas surpreendentes.

Eu assisti com admiração, porque esses iogues fortes e corajosos fluíram em posturas com as quais eu só sonhava. Um forte senso de promessa veio sobre mim. Esse potencial está no nosso corpo? Minha prática de yoga nunca foi tão inspirada. Meu corpo nunca se sentiu tão inspirado. Eu nunca o amei tanto como naquele momento.

Você ama seu corpo?

Independentemente do que você faz ou QUER fazer. A prática de yoga vai te ajudar a chegar lá. Comprometa-se com ela de forma mais consistente. Eu prometo que não vai se arrepender. Você vai desenvolver um novo relacionamento com seu corpo, um que lhe dará força, alegria e orgulho. Você vai fazer poses que você nunca conseguiu fazer antes. Vai aprofundar sua prática e aprofundar a si mesmo. E uma vez que chegar lá, nunca mais você vai olhar para trás.

Quer saber mais sobre yoga? Acesse nossos artigos! E escreva abaixo sobre sua experiência com seu corpo e com a prática de yoga!

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

comentário

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.