Revista Mandala

A beleza mística dos seres folclóricos e reais das florestas brasileiras em livro

A obra criada por dois biólogos retrata com ilustrações fantásticas dez personagens que você e sua família precisam (re)conhecer.

Compartilhar

Os personagens mais icônicos do folclore brasileiro, como a Caipora e o Curupira, são apresentados à maioria das crianças logo nos primeiros anos de escola. Nas grandes cidades, o imaginário místico que esses personagens carregam pode ser fundamental para a preservação do vínculo entre a tradição oral dos povos antigos do Brasil e os hábitos modernos dos centros urbanos.

Afinal, sabemos que educação ambiental ainda é um desafio no nosso país. Por isso, encontrar formas de falar sobre o que realmente importa é essencial, especialmente na infância. E graças ao livro “Seres reais e imaginários da floresta“, uma alternativa criativa, sensível e poderosa chega para auxiliar nesse sentido.

Desenvolvido pelos biólogos e amigos de longa data Silvio Marchini e Edson Grandisoli, a obra ilustrada por Rômolo D’Hipólito traz uma série de histórias verídicas e mitológicas sobre seres que habitam as florestas do país. As referências remontam a tempos de tradição oral indígenas e também abordam histórias que envolvem espécies existentes, como o Veado-Mateiro, que se encontra em estado de conservação vulnerável na América do Sul.

A história da exuberante Iara se relaciona com o Peixe-Boi, mamífero que corre risco de extinção por causa da intensa caça à sua espécie nas últimas décadas (Imagem: reprodução/Rômolo D’Hipólito)
A história da exuberante Iara se relaciona com a do Peixe-Boi, mamífero que corre risco de extinção por causa da intensa caça à sua espécie nas últimas décadas (Imagem: reprodução/Rômolo D’Hipólito)

Silvio e Edson são parceiros desde 2002 no projeto Escola da Amazônia, que fundaram com o intuito de promover iniciativas que envolvam as pessoas com a biodiversidade do planeta. De acordo com Edson, com quem conversamos sobre o livro e a relação entre humanos e natureza, a floresta é um lugar de contemplação e paz.

Os biólogos e amigos Edson Grandisoli e Silvio Marchini forma responsáveis pela produção textual do livro "Seres Reais e Imaginários da Floresta" (Foto: acervo pessoal de Silvio Marchini)
Os biólogos e amigos Edson Grandisoli e Silvio Marchini forma responsáveis pela produção textual do livro “Seres Reais e Imaginários da Floresta“, lançado pela Editora Evoluir (Foto: acervo pessoal de Silvio Marchini)

Como ele ressalta, a população brasileira está se tornando cada vez mais urbana, e muito rapidamente. Por isso, o livro surgiu a partir da ideia de conectar o real e o imaginário para despertar o interesse pelo patrimônio humano e natural do país. “Buscamos o encantamento”, conta Edson. “O livro, mais que informar ou conscientizar, procura dividir nossa paixão pela floresta e suas estórias/histórias. Por meio do sentimento acreditamos que iremos inspirar novas formas de olhar e valorizar as florestas”.

“O mote foi a busca da intersecção entre o imaginário da floresta (representado por seus seres fantásticos) e o real“, Edson conta. “O imaginário nasce do real e, muitas vezes, o contrário também é verdade. Os seres imaginários possuem contato e relação direta com os animais e plantas de floresta e, em conjunto, ensinam valiosas lições de conservação e respeito a todas as formas de vida”.

3Por isso, nosso conselho de hoje é a leitura dessa obra. E Edson também tem um conselho: “Sempre que puderem, levem seus filhos para que entrem em contato com a natureza. Pelo contato, pela vivência, criamos admiração”, ele afirma.

E adverte: “Não é preciso, entretanto, planejar longas viagens. Praças, parques, jardins são ótimos ambientes para aprendermos sobre a natureza e nossa relação com ela. Se puderem visitar a Amazônia, claro, garanto que será uma aventura inesquecível. Se forem, mandem um abraço pro Curupira“.

Abaixo, você pode ler o livro em sair da nossa página ou entrar no Issuu para acessar a obra gratuitamente. Divirta-se!

 

Edmar Borges

Um latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e vindo do interior de Minas Gerais. Você também me encontra no Obvious Lounge e no Medium Brasil.

Comentar

Cadastre-se

Assine nossa news!



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.