Revista Mandala

Ancestralidade e desenvolvimento da psique nas Constelações Xamânicas

Compartilhar

Acontece neste final de semana, de 16 a 18 de setembro, em Recife (Pernambuco) as chamadas Constelações Xamânicas, reuniões de grupo que mesclam as práticas de autodescoberta do xamanismo e a abordagem terapêutica desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger na década de 1970, conhecidas como Constelações Familiares. O encontro, que dura três dias, tem como proposta auxiliar na resolução de conflitos internos e também naqueles que surgem no ambiente familiar, tendo como aliado principal a riqueza que nasce da mistura de ancestralidade, poder pessoal e psicoterapia.

Por isso, a Revista Mandala conversou com os organizadores do evento e conta um pouco mais sobre como essa mistura pode ser uma forma de alcançar autodescoberta e bem-estar. De acordo com Regina Oliveira, que organiza o encontro juntamente com seu companheiro, Hugo Silva, o olhar sistêmico proposto pelas Constelações de Hellinger ajuda a perceber como se dão as dinâmicas familiares e como elas se repetem e ressoam em outras áreas da vida cotidiana, como trabalho e relacionamentos afetivos. Ela conta ainda que as práticas xamânicas, por sua vez, têm muito em comum com essa vertente por enxergarem cada pessoa como membro de uma grande família, a humanidade.

O olhar sistêmico proposto pelas Constelações de Hellinger ajuda a perceber como se dão as dinâmicas familiares e como elas se repetem e ressoam em outras áreas da vida cotidiana, como trabalho e relacionamentos afetivos.

“O xamanismo, a exemplo da Constelação, também se debruça sobre o microssistema de nossa psique, ou alma, se especializando em várias técnicas para reestruturar e dar inteireza ao espírito, bem como trazer saúde com o fortalecimento do poder pessoal”, ela conta, informando ainda que a experiência vivencial deste final de semana, composta por meditações guiadas, danças espontâneas e constelações sistêmicas, abordará especificamente a relação dos participantes com os elementos fogo, água, terra e ar. “Reconhecer estes elementos em nós nos possibilita saber como estamos funcionando diante de nossa mente, de nossas emoções, do nosso corpo físico e espiritual, olhando sem máscaras para os bloqueios que nos fazem reagir de forma improdutiva diante de nosso verdadeiro poder e missão pessoal“, explica a psicóloga, que especializou-se em Psicoterapia de base fenomenológica-existencial por interesse pelos processos do desenvolvimento humano.

Chamado A Alquimia dos Elementos: Terra, Fogo, Água e Ar em Mim, o encontro é destinado a todas as pessoas que buscam autoconhecimento e crescimento pessoal e espiritual, sem restrição. Não há nenhuma necessidade de conhecimento prévio sobre as abordagens utilizadas, por exemplo, ou de alguma habilidade. Como informa Regina, esta é uma jornada “simplesmente primal, ou seja, focada no experimentar, viver e sentir o momento, aprendendo com ele de forma espontânea e visceral”.

centaurus-a-11190

Os caminhos do xamanismo sistêmico

Hugo, que ao lado de Regina segue pelas vias das descobertas xamânicas, conheceu por intermédio dela o xamanismo urbano. Também formado em Psicologia de abordagem fenomenológica-existencial, o contato inicial dele com esse universo que combina ancestralidade e espiritualidade foi influenciado pelo seu interesse por religiões de matriz afro-brasileira. “Com o tempo essa influência, junto com o aprendizado com outros mestres, me enveredou pela senda das terapias holísticas de base xamânica, onde, além de práticas meditativas e cerimônias, passei a usar a música como ferramenta de cura e desenvolvimento pessoal”, ele conta.

Foi da união dessas experiências profissionais e pessoais de Hugo e Regina que nasceu, há cinco anos, a OMXA – Ordem Mística Xamânica Buscadores da Divina Luz. Fundada em janeiro de 2012 no Recife, a organização tem como principal objetivo resgatar, por meio da prática de rituais místicos e xamânicos, culturas e tradições de origem dessas vertentes, sempre respeitando as crenças e limitações pessoais de cada integrante. “Respeita a condição de aprendiz do ser humano, sujeito a diversas encarnações na busca pela elevação espiritual”, Regina diz sobre a ordem. E acrescenta: “tem o caráter Divino da Luz que se busca, ou seja, aquela que não nos cega, mas que revela nosso caminho e missão no Cosmos”.

A ordem é composta por pessoas de ambos os sexos e são considerados seus membros aqueles que de fato desejem espontaneamente se dedicar aos trabalhos realizado pelo grupo, dentre eles a celebração de solstícios, equinócios e lunações, a realização de ritos de purificação, cura e autoconhecimento, a presença em aulas teóricas e práticas de cunho místico-xamânico e ainda o desenvolvimento de programas filantrópicos de assistência social e de educação.

fractal-1472459_1280

Esteja atento: a terapia da observação e da cura

Como terapeuta, Regina conta que se propõe a utilizar das ferramentas que coletou durante sua vida, de cunho profissional e também espiritual, para auxiliar todos aqueles que buscam aumento da Consciência e do Centramento. “Estar atento aos aspectos profundos de nossa psique aumenta nossa responsabilização e empoderamento, esse é o resultado do trabalho com as práticas xamânicas“, ela conta. E ressalta: “não nos consideramos xamãs e entendemos que cada um tem um ‘xamã’ interno, que nos liga com os reinos sutis de nossa alma”.

Organizadora de outros encontros e facilitadora de experiências e técnicas variadas, como a Constelação Sistêmica Elemental, Regina acredita que o xamanismo é poderoso no que diz respeito a iluminar a consciência das pessoas sobre seu papel na teia da vida. Como curadora, o que mais a estimula a seguir no caminho sistêmico e xamânico é o rápido resultado, que, segundo ela, “se traduz em bem estar mental e empoderamento, especialmente em questões limítrofes como depressão, pânico e drogadição”.

___

Leia mais sobre técnicas e abordagens xamânicas neste artigo sobre o Sagrado Masculino.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.