Revista Mandala

Chuva de meteoros Oriónidas atravessa o céu brasileiro nesta noite de quinta-feira

O fenômeno, composto por detritos do cometa Halley, poderá ser avistado durante a madrugada.

Compartilhar

Se para cada estrela cadente é possível fazer um pedido, esta noite de quinta-feira será muito importante: a chuva de meteoros Oriónidas atravessará o céu brasileiro nesta noite de quinta-feira e trará centenas de oportunidades para você entregar seus desejos ao universo. O espetáculo poderá ser visto com mais facilidade entre a meia-noite do dia 20 (quinta-feira) e as cinco da manhã do dia 21 (sexta-feira), com pico às duas da madrugada.

starry-sky-1105117_1280O fenômeno, que se caracteriza pela queda de 10 a 20 meteoros por hora, é um dos mais visíveis do hemisfério Sul. Ele traz esse nome porque acredita-se que esses meteoros, originalmente detritos do cometa Halley, vieram da constelação de Orion. Para quem quer garantir sua experiência de contemplar esse show cósmico, as cidades grandes não são recomendadas por causa das luzes que emitem. Lugares chuvosos também podem dificultar a visualização.

A seguir, veja um registro dos meteoros Oriónidas de 2011, na Califórnia, que venceu o Grande Prêmio do Terceiro Concurso Anual de Fotografia da Magazine Photography. Ele foi feito pelo fotógrafo Brad Goldpaint com a técnica de time-lapse, que captura várias imagens e as compila ao final do processo.

(Foto: Brad Goldpaint)
(Foto: Brad Goldpaint)

 

 

Edmar Borges

Um latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e vindo do interior de Minas Gerais. Você também me encontra no Obvious Lounge e no Medium Brasil.

Comentar

Cadastre-se

Assine nossa news!



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.