Revista Mandala

Como descobrir se seus objetivos são possíveis e se estão alinhados com você

Através desta imersão guiada, você pode se perguntar sobre a importância dos seus sonhos e obter de si mesmo a resposta necessária para alcançá-los.

Compartilhar

O ser humano está sempre em busca de. Alguns são conscientes deste caminhar, outros apenas vivem sem se dar conta deste movimento. A busca constante por melhoria repercute em todas as áreas da vida: seja profissional, intelectual, relacional, social, pessoal, espiritual…

E neste caminhar se faz necessário o processo da reflexão. Gosto de observar Dalai Lama quando nos chama para a Meditação Reflexiva: ela nos leva ao processo da autoanálise tão importante para nos situarmos: Quem sou eu? Onde estou? De onde vim? Para onde quero ir?

road-clouds-street-pathE aqui quero chamar a atenção para o que todos fazem a toda hora, desde o momento em que acordam: traçamos objetivos. Para o dia seguinte, para o ano ou para a vida. Buscamos materializar objetivos.

Você quer algo? O quê? De que forma? É harmônico com o todo? Está pronto para os prós e contras?

Neste processo de melhoria pessoal, muitas vezes vemos pessoas patinando sem sair do lugar. Querem muito algo, mas não conseguem se alinhar internamente para alcançar o que tanto querem. E outras se planejam sem considerar alguns detalhes que são importantes. E, quando percebem, estão alcançando metas pela metade, ou se frustrando ao encontrar obstáculos não considerados.

pexels-photo-26849Objetivar de forma sustentável e ecológica faz parte dos pressupostos básicos que busco ensinar aos meus alunos. Você quer algo? O quê? De que forma? É harmônico com o todo? Está pronto para os prós e contras?

É possível ter e ser de forma sustentável?

A Programação Neurolinguística Sistêmica

Por meio de seus criadores (Richard Bandler, John Grinder e Robert Dilts), a Programação Neurolinguística Sistêmica (PNL), disciplina da Neuroaprendizagem, nos ensina um instrumento muito eficaz para auxiliar as pessoas a chegarem onde tanto querem de forma consciente e ecológica. O primeiro ponto a seguir é:

Nenhum vento sopra a favor para quem não sabe onde ir.

Sêneca, filósofo.

pexels-photo-105905Faremos juntos o passo-a-passo desta técnica profunda cujo resultado traz o posicionamento correto junto do alinhamento existencial, na busca da sustentabilidade em ação. Cada um desvendará seus verdadeiros objetivos, valores essenciais, limites, e recursos para a auto superação.

Como fazer?

Reserve um tempo sem interrupções, de forma que possa desligar o celular para mergulhar em si, desvendando os seus sonhos. Tenha algo para anotar as respostas.

Os mais visuais podem se sentar sozinhos, anotando as respostas, usando a  visualização para cada etapa. Os mais auditivos poderão responder junto de alguém de confiança, na forma de pergunta e resposta (grave para depois ouvir e refletir).

meditation-2262835_1920Os mais cinestésicos escolherão um local bem confortável, com alguns quitutes saborosos, ou convidarão amigos para fazerem o exercício juntos.  Também gostarão de escrever as respostas por tópicos, serenamente.

PNL Aplicada: Excelência em Formulação de Objetivos

Você tem um objetivo a ser alcançado? Escolha apenas um para fazer agora.

Esta dinâmica pode ser usada para qualquer aspecto da vida: financeiro, do trabalho, de estudo, da família, de relacionamentos, de saúde, da espiritualidade… O método é dividido em duas partes:

Primeira: Olhamos para o que está nos obstruindo, nossas dificuldades, empecilhos, auto sabotagens, possíveis bloqueios internos – Lado Sombra.

Segunda: Alinhamos o nosso objetivo. E aqui nos tornamos totalmente fortes para a materialização de algo, mas de forma consciente e sustentável – Lado Luz.

Quando os dois lados estão conscientes, tornam-se poderosos. Prepare-se!

Parte 1 Mudanças a serem Feitas (Sombra)

  • O que está errado nos meus planos? Na minha vida?
  • Porque tenho este problema? O que imagino que me dificulta?
  • Quando e Como falhei para ter este problema?
  • Como posso continuar falhando?
  • Como este problema me limita?
  • O que me impede de mudar atualmente?
  • De quem é a culpa da existência desta dificuldade?

Momento de mudança de canal neurológico: pense na cor que mais gosta, ou um número de telefone… apenas para mudar a sintonia da mente.

way-fence-walkwayParte 2 – Concretizando Sonhos e Objetivos (Luz)

1. O que você quer em relação a este fator acima? Escreva seu objetivo em detalhes, sendo o mais específico possível. Se necessário divida-o em frases. Formule em termos positivos, como uma afirmação. Garanta que o seu objetivo seja iniciado e controlado por você – seja o dono dele.

2. Ensaio mental motor – Como saberá que conseguiu? Crie uma imagem mental, como um filme do seu objetivo alcançado como se já estivesse acontecendo agora. Retorne a mente para o momento presente: data de hoje.

3. Este objetivo é sustentável, ecológico? Respeita seus valores e respeita o meio em que vive?

4. Em que contexto você quer este objetivo?

  • Onde?
  • Quando?
  • Com quem?

pexels-photo-1281935. O que impede de consegui-lo agora? Liste os possíveis impedimentos. Como me sito em relação a isto?

6. Como posso conseguir o que desejo? Que recursos tenho? De que recursos necessito?

7. Quem ou o que pode me ajudar construtivamente?

8. Como este objetivo alcançado afetará sua vida? De forma positiva e de forma negativa. Ele fará bem para as pessoas? É ecológico? Harmônico com o meio?

9. Acredito que é possível alcançar este objetivo?

10. Eu mereço alcançar este objetivo?

11. Qual o primeiro passo para começar a materializá-lo?

12. O que fazer para manter-me no caminho certo desta conquista?

13. Crie uma frase para simbolizar este momento (um mantra de poder para repetir).

14. Desenhe seu objetivo materializado com frases afirmativas ao redor. Coloque em um local para que você possa olhá-lo por 30 dias afirmando:

Eu credito que é possível porque eu mereço.

15. Faça o seu agradecimento interior (pessoas, mestres, a você mesmo por se dar este momento reflexivo e construtivo).

Como está se sentindo após este alinhamento? Se a resposta é positiva, sinal que fez uma boa reflexão existencial na direção de seu objetivo. Parabéns!

Algumas vezes, após este alinhamento, a pessoa descobre que não era bem isto que ela queria. Ótimo! Está em tempo de reformular seus objetivos. Este processo auxilia no despertar da consciência.

Se não se sente “capaz” ou “merecedor”, busque auxílio de um Programador Neurolinguístico competente para ajudar você a alinhar estes passos. Lembre-se: a energia flui onde colocamos a atenção (Lei da Física). Evite distrações! Mantenha-se com a Mente Plena fazendo sempre o seu melhor!

Reserve um tempo para relaxar, descansar… e nada criar! A mente sábia também necessita de um momento de silêncio. Desfrute e aprecie!

pexels-photo-88744

Vania Lucia Slaviero

Vania Lucia Slaviero é Trainer em Programação Neurolinguística Sistêmica, Pedagoga, Especialista em Antroposofia, Neuroaprendizagem, Yoga Terapia, Consciência Psicocorporal e Qualidade de Vida Integral. Presidente do Instituto Educacional De Bem com a Vida.

Comentar

Cadastre-se

Assine nossa news!



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.