Revista Mandala

Como o Feng Shui pode transformar sua percepção de mundo ao equilibrar sua casa e sua empresa

Como tem sido morar na sua casa? Você se sente bem no seu trabalho? Talvez seja hora de mudar algumas coisas de lugar.

Compartilhar

Os aprendizados milenares do Oriente têm sido cada vez mais utilizados em busca de equilíbrio. A ciência contemplativa e a medicina integrativa são exemplos de áreas que unem a sabedoria de estudos antigos com os avanços da modernidade, e têm comprovadamente trazido benefícios para quem busca desenvolver-se pessoalmente.

Com o Feng Shui não é diferente. Seus ensinamentos são resultado de uma série de estudos sutis feitos na China há cerca de três mil anos sobre a influência do espaço na (con)vivência humana. Como conta o consultor e professor de Feng Shui Tradicional Luiz Carlos Akira, a técnica era aplicada no antigo Império Chinês e quem detinha seu conhecimento eram apenas os arquitetos imperiais.

pexels-photo-127611

Hoje, como ele conta, o Feng Shui é aplicado de maneiras diferentes em lugares distintos. Na Ásia, por exemplo, é mais utilizado em empresas e locais de trabalho, porque visa o poder e a riqueza. Já no Ocidente, onde muitos recorrem a ela para harmonizar ambientes, a técnica é mais utilizada em espaços residenciais.

Como o Feng Shui transforma o espaço?

Se quiser mudar de vida, mude 27 coisas na sua casa.

— Provérbio Chinês.

Todo mundo percebe que a maneira como os móveis e objetos estão dispostos no ambiente influenciam em como esse espaço será experimentado. De acordo com a designer de interiores Mônica Cirillo, “o Feng Shui irá alterar positivamente a energia do local, gerando bem-estar, harmonia e equilíbrio no espaço onde foi aplicado”.

pexels-photo-121537Para isso, ela conta que é preciso se desapegar. “Em primeiro lugar, trabalhar o desapego dos objetos e sentimentos que não fazem mais parte das nossas vidas”, sugere Mônica, que une a arquitetura moderna aos ensinamentos tradicionais do Feng Shui em seu trabalho. Ela fala, ainda, sobre a importância da escolha de cores e também do arranjo de plantas e objetos como pedras e cristais, que devem estar de acordo com os Cinco Elementos (água, terra, madeira, fogo e metal) para proporcionar bem-estar no local.

pexels-photo-192637O consultor Luiz Carlos explica que existem diversas abordagens no Feng Shui para a transformação do ambiente. Uma delas vai olhar para a localização. “Nós chamamos de local de poder”, ele conta. “O terreno, a cidade, a situação onde está inserida a construção”. A segunda abordagem, ele explica, “é sobre as direções geomagnéticas dessa construção”.

É possível transformar um espaço onde há pessoas com más intenções?

De acordo com Mônica, sim. Ela explica que, equilibrando o espaço com os cinco elementos, é possível torná-lo extremamente agradável e, assim, afastar aqueles que não dialogam com aquela frequência energética. “O que geralmente acontece é que quem não estiver na mesma sintonia se sentirá tão incomodado que não vai conseguir permanecer no local”, ela relata. “Isso acontece com frequência em empresas”.

pexels-photo-289588No entanto, o arranjo do espaço não é tudo. Tanto Mônica quanto Luiz Carlos chamam a atenção para a importância da intenção de quem convive no local. “O ambiente em que você mora é resultado da sua própria atitude e conduta”, afirma Luiz Carlos. “Logicamente, existem outros fatores que podem influenciar isso, mas é o ser humano que modifica o seu ambiente, de trabalho ou residencial, através da sua atitude e posturas”.

Para Mônica, a força da atitude humana como ponte de equilíbrio em um espaço está totalmente relacionada com os pensamentos. “Você é o que você pensa”, ela diz. “Tudo começa com nossos pensamentos”.

E você, como pensa em modificar sua experiência de vida?

Muito mais do que reciclar, supraciclagem é uma forma de ressignificar

Edmar Borges

Um latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e vindo do interior de Minas Gerais. Você também me encontra no Obvious Lounge e no Medium Brasil.

Comentar

Cadastre-se

Assine nossa news!



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.