Revista Mandala

Como praticar yoga me ensinou a lidar com minha exaustão mental

Tentei os aplicativos de hipnose, entrei para a academia e inalei a essência de velas de lavanda: mas, no fim da história, foi a yoga que me salvou.

Compartilhar

MINIEste artigo foi escrito por Tiffany Sun na plataforma Medium. A versão original, em inglês, pode ser consultada AQUI

Eu não consigo relaxar. Eu não posso ficar nem 10 minutos sentada sem começar a mexer as pernas ou a ajustar o meu assento. É irritante – como não ser capaz de alcançar aquela coceira nas costas.

E antes que você pergunte, sim, eu tentei.

Fazendo respirações lentas e profundas. Conversando com amigos. Escrevendo meus pensamentos. Espremendo aquela bola de stress. Malhando na academia. Inalando a essência de minhas velas perfumadas de lavanda. Ouvindo aplicativos de hipnose para dormir. Assistindo vídeos engraçados do YouTube. Sendo massageada. Dando uma leve caminhada ao redor do quarteirão.

Isso fez com que eu começasse a me perguntar: será que eu nasci assim? Uma pessoa inquieta. Um semáforo. Uma workaholic criando uma startup.

Junte tudo isso numa pessoa só e o destino dessa personagem é um esgotamento perigoso.

pexels-photo-227668O esgotamento é como ter depressão e também uma enxaqueca, tudo emaranhado, e elas parecem nunca mais ir embora, a sensação parece incurável mesmo com a dose mais forte de Tylenol. Não importa o quanto você se esforce para resolver todas as pendências, sempre há mais a ser feito. E é deprimente como você nunca consegue alcançar suas expectativas.

Uma coisa que você precisa saber…

Esgotamentos andam de mãos dadas com a criação de uma startup. Eu não sabia disso – até que eu passei dois meses de intenso “treinamento” criando minha primeira starup.

O processo ficou tão insuportável que às vezes eu me pergunto no que eu fico me metendo. Mas eu não podia deixar esse pensamento se tornar importante.

Eu tive que encontrar uma solução. Se não, eu poderia muito bem apenas continuar com minha carga de trabalho, onde tudo parecia perfeito – o horário, o pagamento estável, os benefícios generosos, fazendo a única coisa que todos respeitam em você. Eu queria ser mais do que apenas uma substituta barata. Eu queria construir um negócio a partir de meus ossos, usar as minhas habilidades que eu jamais poderia ter aprendido em livros.

Isso foi o suficiente para me fazer passar os olhos pelos atraentes descontos do Groupon.

Aulas de sobrevivência. Montaria. Golfe. De repente, meus olhos se abriram como se eu tivesse recebido uma carta de aceitação de Harvard.

Yoga

A única coisa que quase todas as garotas tentaram. A única coisa que está de molho na minha lista há anos. A única coisa que finalmente me deixou confortável com a minha própria mente.

pexels-photo-374633Lá estava eu, sentada em silêncio num quarto espaçoso com outros sete meditadores. Todos nós afundávamos profundamente em nós mesmos, de acordo com que o instrutor orientava que nossas mentes se concentrassem no nosso entorno. Nunca me entreguei completamente – queixo para cima, olhos fechados, armaduras retiradas. Toda a preocupação e o medo que eu tinha eram extraídos de cada célula do meu corpo e varridos através de exalações suaves. Músicas curativas, zen e para os chakras. A voz suave e suave do meu instrutor. O ar frio escovando minha pele.

Pela primeira vez, aprendi a relaxar. Sem empurrões. Sem contrações. Apenas eu sendo normal.

Meu conselho

Então, se você é como eu – inquieta, enérgica, super ambiciosa e tem uma mente com tendência a esgotamentos – tente yoga. Pode ser a única correção rápida que vai impedir que você entre em um novo colapso de exaustão mental.

pexels-photoFora isso, não se sobrecarregue. Faça pausas quando sua mente começar a ficar entorpecida. Faça algo que você goste. Porque quando você está trabalhando em algo importante, é melhor manter-se sã do que reparar danos pesados depois.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.