Revista Mandala

Como tecnologia e espiritualidade podem, juntas, fornecer o segredo para a felicidade

O futuro da humanidade depende de como esses dois elementos serão utilizados daqui em diante.

Compartilhar

huff_print_repdoucaoEste artigo é uma tradução do texto de Anil K. Rajvanshi, publicado originalmente no site The Huffington Post. Acesse aqui o texto em inglês.

Gostaria de apresentar o ponto de vista segundo o qual tanto a tecnologia quanto a espiritualidade são importantes para alcançar a felicidade. Na verdade, eu escrevi meu primeiro editorial sobre como espiritualidade e tecnologia estão relacionados no Times da Índia há quase 12 anos, mas estou revisitando-o para mostrar como a felicidade se encaixa nessa situação.

Em primeiro lugar, essa ideia não é nova. Nossos antigos rishis (antigos videntes hindus) compreenderam a importância da tecnologia na vida de um yogue. Um dos livros mais antigos sobre yoga é o Patanjali Yoga Darshan e quase um quarto dele é dedicado a como um yogue pode alcançar poderes sobre-humanos para libertar-se dos caprichos da natureza. Esses poderes não vêm naturalmente, mas devem ser obtidos pela prática de Sanyam (combinação de concentração, contemplação e Samadhi) em diferentes partes do corpo.

Patanjali se concentrou tanto em conseguir esses poderes até sentir que, superando os desafios do mundo natural – algo que fazemos regularmente usando a tecnologia – a vida de um yogue poderia ser facilitada para que ele/ela pudesse dedicar suas energias à busca da verdade, à felicidade e à obtenção da salvação do ciclo de nascimento e morte.

A tecnologia pode nos dar sabedoria para manter nossa ganância sob controle.

Tecnologia, é claro, é uma espada de dois gumes. Ela pode ser usada para ajudar a humanidade, mas também para destruí-la. No entanto, precisamos entender que não é a tecnologia, mas os seres humanos usando a tecnologia que pode causar danos. Assim, a energia atômica pode produzir poder ilimitado com muito pouca quantidade de carbono, mas as bombas atômicas podem destruir toda a vida neste planeta.

pinwheel-wind-power-enerie-environmental-technology

Nosso progresso tecnológico dará um salto quântico ao copiar os projetos da natureza. Muitas de nossas invenções foram precedidas por projetos da natureza milhões de anos atrás.

A tecnologia também nos dá um acesso cada vez maior a escolhas e pode alimentar nossa ganância. O medo de perder, afinal, é muito alto. Assim, todos os modelos de desenvolvimento baseados na tecnologia se tornarão insustentáveis se não colocarem um limite em nossa ganância de materiais, recursos e energia. A espiritualidade pode nos dar sabedoria para que mantenhamos nossa ganância sob controle e pode nos permitir usar a tecnologia judiciosamente para que possamos viver uma vida feliz e significativa.

O que é espiritualidade?

A espiritualidade se preocupa com as questões do espírito. Quando pensamos profundamente e por muito tempo em qualquer coisa, seja uma ideia ou um objeto, o cérebro tende a se concentrar nessa coisa como um laser e, no processo, o objeto desaparece do campo da visão, restando apenas seu germe ou seu espírito. Então, surge o conhecimento completo dessa ideia ou objeto. Este é o mecanismo pelo qual todas as grandes descobertas são feitas. É este pensamento profundo sobre qualquer coisa que nos torna espirituais e nos dá uma sensação de paz e felicidade.

À medida em que nos tornarmos mais espirituais, também nos tornaremos uma civilização tecnologicamente avançada.

A espiritualidade dá uma certa perspectiva na vida. À medida que uma pessoa progride no caminho da espiritualidade, suas prioridades na vida mudam. O foco se aproxima mais de obter felicidade pessoal através da paz mental e se afasta das necessidades e desejos materiais. Mahatma Gandhi e Albert Einstein são exemplos de como, mesmo vivendo vidas muito simples, é possível produzir a mais alta qualidade de pensamento.

mahatma-289158_1280A espiritualidade também nos ajuda a ter uma visão compassiva sobre a natureza. De acordo com que evoluímos espiritualmente, ficamos mais sintonizados com ela, o que nos ajuda a preservá-la. Além disso, nos ajuda a viver em harmonia uns com os outros e permite que todos trabalhem juntos pelo bem comum. Esta é também a origem da não-violência.

Progresso tecnológico

O progresso tecnológico desvenda muitos dos mistérios da natureza e nos mostra sua grandeza. Por exemplo, os seres humanos achavam que tinham inventado a fibra ótica. No entanto, os cientistas descobriram que os sistemas radiculares das plantas são excelentes fibras óticas – algo que existe na natureza há milhões de anos. Este conhecimento só poderia vir uma vez que tivemos tecnologia suficiente para a criação de fibra ótica, lasers, etc.

A espiritualidade nada mais é do que compreender a nós mesmos e as leis do universo através das ferramentas da ciência e da tecnologia.

Da mesma maneira, uma nova ciência da biomimética está se desenvolvendo, e estamos descobrindo que a natureza, que tem bilhões de anos de vantagem sobre nós, possui respostas muito melhores do que as nossas. Daí, surge a percepção de que nosso progresso tecnológico dará um salto quântico ao copiar os projetos da natureza. Muitas de nossas invenções foram precedidas por projetos da natureza milhões de anos atrás.

pexels-photoQuanto mais progredimos na área tecnológica, mais perto estaremos de descobrir as grandes leis da natureza e, finalmente, Deus. Pois Deus não é nada além deste maravilhoso universo que segue suas próprias leis científicas. A espiritualidade nada mais é do que compreender a nós mesmos e as leis do universo através das ferramentas da ciência e da tecnologia.

Também sinto que, à medida em que nos tornarmos mais espirituais, também nos tornaremos uma civilização tecnologicamente avançada. Isso ocorre porque quando aplicamos nossos cérebros afiados em qualquer situação problemática, encontramos as soluções. A natureza do cérebro é tal que, da forma como se tornou tão poderosa, busca aumentar a própria experiência – o processo de expansão da mente inclui a compreensão do mundo, do cosmo e do universo. Isto inclui, é claro, o desejo de viajar no espaço e intergalaticamente. Isso só pode ser conseguido através de avanços tecnológicos muito avançados. Assim, uma condição necessária para o progresso espiritual em larga escala é ter progresso tecnológico.

pexels-photo-193350Da mesma forma, muitas vezes a tecnologia e a sabedoria têm andado de mãos dadas. Embora tenhamos desenvolvido armas de destruição em massa, a sabedoria coletiva da humanidade não nos permitiu aniquilar uns aos outros. Também é fato que muitas pessoas costumavam ser mortas em guerras quando a tecnologia era muito rudimentar. Nas guerras de hoje, perdem-se menos vidas humanas.

A maioria das guerras está relacionada a recursos. De acordo com que avançarmos espiritual e tecnologicamente, vamos parar de travar guerras porque os recursos disponíveis serão convertidos de forma única e eficiente para proporcionar conforto a toda a humanidade. Estou certo de que quando o nível de progresso tecnológico aumentar, também o usaremos de forma mais criteriosa para aumentar ainda mais nossos níveis de consciência e não prejudicar a humanidade. O poder da tecnologia para a comunicação de massa também ensina e divulga a mensagem de moderação.

Como indivíduos, criamos tecnologias para nossas próprias necessidades egoístas e, dependendo do nosso progresso espiritual, podemos ou não usá-las para o melhoramento da humanidade. Mas, coletivamente, o progresso espiritual e tecnológico segue a evolução natural dos humanos para a construção de uma civilização avançada. E todas as nossas deficiências individuais são varridas pelo fluxo da evolução para o bem geral.

pexels-photo-256381Nós sentimos e desfrutamos deste mundo por meio dos órgãos dos sentidos que possuímos em nossos corpos. Conseguir um corpo humano é o presente mais importante para nós. Quase todas as intervenções tecnológicas são para melhorar esta interação sentido-mundo. Nos próximos anos, a tecnologia nos fornecerá ferramentas para criar um planeta muito mais hospitaleiro no qual a maioria da humanidade será capaz de viver com conforto. Ela vai nos ajudar a reparar nossos corpos e produzir drogas de grife que nos farão viver mais tempo com menos doenças. Na verdade, toda a base da yoga, de acordo com Patanjali, é fazer o corpo humano apto para a experiência espiritual e felicidade. Nossos futuros medicamentos nos permitirão fazer isso. Este nível aumentado de conforto físico nos permitirá um salto quântico em nossa busca por espiritualidade e, em última instância, felicidade.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.