Revista Mandala

Como uma dieta vegetariana influencia no seu bom humor?

Nem todo mundo se questiona sobre isso, mas deveria. Confira o resultado da primeira pesquisa a indicar o impacto da dieta no humor humano.

Compartilhar

Este artigo é uma tradução. Ele foi originalmente publicado por An Phung no site Big Think. Para ler a matéria em inglês, clique aqui.

Como aponta um estudo publicado pela Nutrition Journal, a ingestão de carne e peixe pode influenciar no seu humor do dia. As dietas omnívoras apresentam altos níveis de ácido araquidônico (AA), uma substância que afeta o comportamento cerebral controlando o humor.

Supõe-se que o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), gorduras oriundas dos peixes, combatem os efeitos negativos do AA. No entanto, o estudo identificou um nível significativamente maior de mau humor nas pessoas que comem peixes em comparação com pessoas vegetarianas, ainda que aquelas consumam mais EPA e DHA. Este é o primeiro estudo a observar o impacto de uma dieta de carne e peixe no humor de um omnívoro.

Cada um dos 39 participantes que comiam carne foi designado para uma entre três dietas. Um grupo de controle comeu carne bovina, peixe ou aves todos os dias. O segundo grupo comeu peixe de três a quatro vezes por semana, mas sem carne bovina e aves. O terceiro seguiu uma dieta rigorosamente vegetariana.

Duas semanas depois, os participantes preencheram um questionário que avaliou seus estados de ânimo. O grupo vegetariano reduziu a ingestão de EPA, DHA e AA, enquanto os comedores de peixe aumentaram a ingestão de EPA e DHA. O humor não sofreu alteração no caso dos omnívoros e dos comedores de peixe, mas os vegetarianos apresentaram maior predileção ao bom humor depois de duas semanas.

O que isso significa?

“Reduzir o consumo de carne, peixe e aves pode melhorar os estímulos do bom humor em curto prazo no caso de omnívoros modernos”, conclui o relatório. “Explorar esse fenômeno ainda é necessário, pois consumir menos carne bovina, peixe e aves não só diminui os riscos à saúde, mas também pode beneficiar o meio ambiente”.

Marion Nestlé, nutricionista e professora da NYU, argumenta que uma dieta vegetariana é realmente mais saudável. Mas pequenas quantidades de carne não doem. E nos países em desenvolvimento, “onde as crianças não têm comida suficiente, um pedaço de carne faz toda a diferença nutricional”.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.