Revista Mandala

Congresso online e gratuito ensina como treinar a mente

O 1° Congresso Nacional de Transformação da Mente acontece na próxima semana e propõe uma nova perspectiva sobre o mundo.

Compartilhar

Com a rotina atarefada e o fluxo ininterrupto de informações que chegam até as pessoas todos os dias, relacionar-se de forma consciente e tranquila com a própria mente pode se tornar um exercício complicado. Às vezes, sequer sobra tempo para tentar praticá-lo. E, quando sobra, a correnteza de energias e assimilações que o dia trouxe para a mente pode tê-la deixado exausta. Você sente, nesses momentos, que o mundo parece um pouco mais cheio, complexo ou hostil?

“Nós projetamos o mundo de dentro para fora”, afirma Leonardo Ota, um dos idealizadores do 1° Congresso Nacional de Transformação da Mente (CONATRAME). O evento, que acontece de forma online e gratuita entre os dias 19 e 25 de setembro, tem como proposta auxiliar as pessoas a olharem para seus mundos internos, suas emoções e sua consciência sob uma nova perspectiva. “O valor das coisas vem da nossa própria mente”, ele completa. “Estamos em uma era de muita informação e distração. Olhamos muito para fora e nos esquecemos desse mundo interno da mente. Um congresso que nos ajuda a olhar para dentro para aprender a lidar com nossa mente é um bom começo”.

O valor das coisas vem da nossa própria mente.

A iniciativa de se realizar um congresso com esse tema veio a partir da observação de que, na verdade, o mundo que se vive começa a ser construído dentro da mente, de que as próprias questões sociais podem ser resultado de um olhar interno que está diariamente determinando, julgando e criando. De acordo com Leonardo, que desde 2012 mantém o Projeto Sobre Budismo, transformar a forma como se enxerga e se trabalha com a mente seria como inverter o olhar, já que muitas pessoas estão habituadas a ver a vida e o mundo de fora para dentro, como se tudo ao nosso redor existisse por conta própria e não fosse apenas resultado de nossas interpretações.

img-conatrame-convidados

Ninguém está sozinho: uma rede de (inter)conexões

Seguindo nessa jornada de transformação da mente está também o Lama Jigme Lhawang, mestre budista idealizador do Instituto Ciência Contemplativa. Além dele, ainda, o evento é realizado, como conta Leonardo, com o generoso apoio de todos os palestrantes envolvidos. “A organização vem com todo o trabalho de produção e divulgação para um público interessado no assunto, tanto do congresso quanto dos palestrantes”, ele explica. “Em contra partida, o especialista nos oferece uma hora do seu tempo com uma palestra”.

Leonardo enfatiza que um congresso desse porte e nesses moldes só é possível graças à união de todos os envolvidos. Segundo ele, o maior desafio foi reunir uma equipe com tantos especialistas para compartilharem suas visões e seus conhecimentos. E todo esse processo acontece porque não se faz nada de forma isolada. “Acreditamos que conseguimos fazer as coisas sozinhos, que somos independentes, quando na verdade existe uma rede invisível de conexões humanas”, diz Leonardo. “Sem as relações e contato humano nada se realiza”.

meditation-1384758_1280

Inscrições e público-alvo

O evento é destinado a todas as pessoas que buscam conhecer melhor sua mente e aprender a abordar o mundo de forma mais introspectiva, tendo consciência dos fenômenos de interpretação e julgamento internos. Aqueles com interesse em espiritualidade, meditação, psicologia e emoções provavelmente se interessarão bastante pelas palestras. “Esperamos que este congresso possa realmente causar uma mudança de perspectiva no público”, comenta Leonardo.

Para saber mais informações sobre o CONATRAME, conhecer os palestrantes e se inscrever, acesse o site do evento.

___

Você se interessa por conhecer melhor sua mente e aprender a domá-la? Leia nossa reportagem sobre sonhos lúcidos e como você pode assumir o controle do que sonha aqui.

 

Edmar Borges

Um latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e vindo do interior de Minas Gerais. Você também me encontra no Obvious Lounge e no Medium Brasil.

Comentar

Cadastre-se

Assine nossa news!



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.