Revista Mandala

Das falésias aos chapulines

Oaxaca, no México, surpreende pela diversidade de suas paisagens, pela riqueza da gastronomia e pela hospitalidade de seu povo. Imerso nas tradições mexicanas, Oaxaca deve estar no itinerário de quem quer conhecer melhor a cultura do país.

Compartilhar

Por Maira Enger

Oaxaca, no México, surpreende pela diversidade de suas paisagens, pela riqueza da gastronomia e pela hospitalidade de seu povo. Imerso nas tradições mexicanas, Oaxaca deve estar no itinerário de quem quer conhecer melhor a cultura do país.           

Na exuberante paisagem montanhosa de Hierve el Agua, a aproximadamente duas horas da capital Oaxaca de Juárez, destacam-se duas cascatas petrificadas com cerca de 60 metros de altura. O processo de solidificação ocorreu durante milhares de anos devido ao excesso de sais mineiras depositados nas nascentes, principalmente o carbonato de cálcio, e que foram se tornando sólidos com o tempo.

No alto de uma das falésias, há uma piscina natural onde você pode nadar e curtir a incrível vista do vale. Esse espetáculo da natureza ainda é pouco conhecido por ser administrado pelos habitantes do pequeno pueblo de San Lorenzo Albarradas.

Cascata_petrificada_com_piscina_natural
Cascata petrificada com piscina natural
Cascata petrificada Hierve el Agua
Cascata petrificada Hierve el Agua

 

Alebrijes

Saindo da capital, a 40 minutos de carro, você pode visitar San Martín Tilcajete, que tem por tradição fabricar os alebrijes, um tipo de artesanato feito com madeira que é superdivertido! A ideia inicial dos artesãos era produzir a figura mais esquisita possível e pintá-la à mão livre, mas como os turistas tinham medo de levar para casa essas figuras meio bicho meio homem, os artesãos tiveram que adaptar sua arte para figuras mais normais. O que mais impressiona em San Martín é a delicadeza do artesanato e a simpatia do povo local.

Alebrijes - Artesão talhando a madeira
Alebrijes – Artesão talhando a madeira

 

Pintura de alebrijes
Pintura de alebrijes

 

Alebrijes

 

Alebrijes - Pintura_alebrijes

Mercado Benito Juárez

Na capital de Oaxaca – designada Cidade Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1987 – você pode conhecer, entre tantos mercados, o famoso Benito Juárez, que oferece ao público trajes da região, utensílios de cozinha, bebidas típicas, pratos preparados, alimentos em geral e o famoso chapulin! O chapulin é um grilo frito temperado com pimenta, sal e limão, típico da região de Oaxaca. O inseto serve de aperitivo e é acompanhado de tequila ou mezcal, bebidas de alto teor alcoólico proveniente de uma planta denominada agave.

Mercado - Chapulin_mercado_Juchitán_2
Os chapulines do mercado de Juchitán deram inspiração ao personagem Chapolin Colorado, da turma do Chaves. A sua cor vermelha se deve à pimenta, que acompanha praticamente todos os pratos mexicanos.

Mercado - oaxaca_mercados-19

 

Mercado - Chapulin_mercado_Juchitán

Este artigo foi escrito por Maira Enger, colaboradora da seção Lugares no mês de dezembro de 2014. Gaúcha e profissional de marketing, Maira registra suas viagens no seu blog, Zoom Local.

Colaborador

Comentar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.