Revista Mandala
Philippe Faraut esculpindo The Fisherman's Daughter (2014/Reprodução)

Escultor inspira estudos sobre o semblante humano a partir de máscaras tridimensionais

O trabalho minucioso de Philippe Faraut tornou-se referência para ilustradores e reconstrutores forenses que recriam o rosto e suas complexidades.

Compartilhar

O escultor francês Philippe Faraut é especialista na produção de retratos e utiliza materiais diversos, como pedra, argila e mármore, para criar semblantes extremamente realistas e impactantes. Seu diferencial é que ele de fato estuda a face humana e, por isso, colecionou no decorrer de anos de trabalho um extenso conhecimento sobre a arte que produz.

A partir disso, ele e sua esposa, Charisse Faraut, têm produzido métodos de ensino exclusivos sobre escultura facial, utilizando ferramentas e moldes desenvolvidos e fabricados em seu próprio estúdio. Para auxiliar em suas classes e seminários por todos os Estados Unidos, Philippe já publicou dois livros (ilustrados por Charisse) e uma série de vídeos que ensinam a esculpir.

Não é por acaso que seu trabalho é referência na área e também no meio científico. Ilustradores, escultores, reconstrutores forenses e também educadores da arte, do cinema e do teatro utilizam suas máscaras tridimensionais para compreender e estudar a face humana diante dos processo de envelhecimento e das variáveis de luz e sombra.

A força da expressão facial humana é inspiração para escultores desde a Antiguidade, quando as primeiras esculturas e ilustrações de que se tem registro retratavam em detalhes as formas e linhas do rosto. Atualmente, artistas como Johnson Tsang, do qual já falamos aqui, continuam investigando o poder comunicativo e representativo do semblante humano.

Confira o trabalho de Faraut:

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.