Revista Mandala

Estudo indica que meditação e yoga podem reverter as reações do DNA que provocam estresse

Publicada este ano, a pesquisa revela que meditar ou praticar yoga altera reações moleculares prejudiciais, como as causadoras da depressão.

Compartilhar

De acordo com um estudo realizado pelas universidades de Coventry e de Radboud, no Reino Unido, práticas como minfulness, meditação e yoga são capazes de reverter os mecanismos cerebrais que nos conduzem a quadros de depressão, por exemplo. Publicada no periódico científico Science Daily em 15 de junho de 2017, a pesquisa resultou de uma década de estudos que analisaram como o comportamento de nossos genes é afetado por diferentes atividades de interação entre o corpo e a mente.

Yoga, atenção plena e Tai Chi são práticas que estão muito além do vigor físico e do relaxamento: elas podem, segundo a publicação, interferir de forma positiva nas reações moleculares do nosso DNA. Os pesquisadores levaram 18 estudos em consideração – um total de 846 participantes ao longo de 11 anos – e concluíram que, diante de práticas como yoga, há um padrão nas mudanças moleculares que acontecem no corpo. Além disso, eles indicaram que essas mudanças trazem uma série de benefícios mentais e saúde física.

O foco principal dos pesquisadores foi entender a maneira como a expressão gênica é afetada com a prática constante. O objetivo era descobrir como os genes reagem para produzir proteínas que influenciam na composição biológica do corpo, do cérebro e do sistema imunológico.

A resposta imediata servia bem para o ser humano primata, agora não estamos mais sujeitos a tantos riscos inflamatórios e não há necessidade de tanta tensão.

Quando uma pessoa passa por uma situação estressante, por exemplo, é acionado o seu sistema nervoso simpático, responsável pela reação imediata, e isso aumenta a produção de uma molécula que regula a forma como os nossos genes são expressos. Essa molécula, a partir de uma cadeia de reações, gera a produção das proteínas que causam inflamação no nível celular. Essa inflamação, por sua vez, é algo útil quando precisamos responder a uma situação inesperada, por exemplo, mas pode ser devastadora se acontece com frequência, pois leva um maior risco de câncer, acelera o envelhecimento e ocasiona distúrbios psiquiátricos como a depressão.

Segundo a pesquisa, no entanto, as pessoas que praticam atividades como yoga e meditação conseguem obter o efeito oposto. O que se percebeu foi que, nessas pessoas, há uma diminuição na produção da molécula mencionada e também das proteínas reagentes, o que conduz a uma reversão do padrão de expressão genética pró-inflamatória e a uma redução no risco de quadros inflamatórios.

O comportamento de reação humana, aquele que nos conduz a atitudes impensadas em situações de extremo estresse, é algo de que não precisamos mais: o que os pesquisadores buscam salientar é que essa resposta imediata servia bem para o sistema imunológico do ser humano primata, que caçava e coletava, mas agora não estamos mais sujeitos a tantos riscos inflamatórios e não há necessidade de tanto estresse e tensão.

Na sociedade de hoje, sugerem os pesquisadores envolvidos, o estresse é cada vez menos físico e mais psicológico. Além disso, se estende por mais tempo em nossas cabeças e em nossas vidas, o que gera problemas psiquiátricos e médicos. Segundo a líder do estudo, a professora Ivana Buric do Brain, Belief and Behavior Lab no Centro de Psicologia, Comportamento e Realização da Universidade de Coventry, várias pessoas já sentem dos benefícios mentais e corporais da yoga e da meditação, mas a novidade é que tudo começa em um nível molecular e pode mudar a maneira como nosso código genético funciona.

“As atividades que exigem interação entre o corpo e a mente fazem com que o cérebro guie nossos processos de DNA ao longo de um caminho que melhora o nosso bem-estar”, afirma a Profª. Buric. “Precisamos descobrir cada vez mais sobre o assunto para entendermos esses efeitos em maior profundidade”.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.