Revista Mandala

Estudo revela poder de transformação do hábito de cantar na vida de pessoas com ansiedade e estresse

Prepare-se para espantar os males da tristeza, da expectativa e da rotina desenfreada.

Compartilhar

Que cantar faz bem e desperta alegria todos nós sabemos. Basta uns minutinhos de cantoria para sentir o corpo ficar mais fluído e o coração vibrar. Mas agora esse dado não é apenas um senso comum: uma pesquisa na Universidade de Anglia Leste, na Inglaterra, revelou que pessoas com o hábito de cantar são mais felizes.

Isso porque, seja por profissão ou puro lazer, soltar a voz pode ter um impacto positivo nas condições de pessoas diagnosticadas com ansiedade ou depressão. Liderado pelos pesquisadores Tom Shakespeare e Alice Whieldon, o estudo revelou que a combinação de canto e socialização, possível de ser experimentada em grupos de canto, promove um sentimento de pertencimento, fraternidade e bem-estar que melhora a vida de pessoas ansiosas, estressadas ou deprimidas.

Várias vozes beneficiam muito mais

A pesquisa foi conduzida em colaboração com o projeto Sing Your Heart Out (“Solte a voz do seu coração”, em tradução livre) e levou em conta os relatos e quadros clínicos de seus participantes frequentes. Para chegar aos resultados obtidos, os pesquisadores observaram como o hábito de cantar influenciava na maneira como essas pessoas lidavam com suas ansiedades e preocupações.

Além disso, mais do que simplesmente cantar, a pesquisa indicou que fazer isso em grupo, ou seja, com a oportunidade de interagir durante a atividade, pode ser ainda mais benéfico para a mente ansiosa, deprimida ou estressada. A socialização, eles constataram, pode fazer toda a diferença na vida das pessoas que lidam 24h por dia com uma mente assim.

Mas lembre-se: a ajuda médica e psicológica é fundamental para a recuperação de pacientes em quadros de depressão e ansiedade. Por isso, uma mudança de hábitos, atitudes e perspectivas deve estar sempre conciliada com o acompanhamento profissional, agindo em paralelo no sentido da qualidade de vida e do bem-estar.

Você gosta de cantar? E deste texto, também gostou? Deixe seu comentário, queremos saber o que você acha!

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.