Revista Mandala

Fórum Animal lança petição contra a prática das vaquejadas no Brasil

A movimento busca assinaturas por todo o país para conscientizar Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e o Governo Federal sobre a crueldade da prática.

Compartilhar

Como abordamos em entrevista com a médica veterinária Drª. Vania Nunes, as vaquejadas são atividades incentivadas pela indústria do entretenimento que obrigam bovinos e equinos a conviverem constantemente com o medo e o desespero. Utilizados como objetos em espetáculos de enfrentamento e crueldade, eles não conseguem se defender e, muito menos, falar em nome de seu sofrimento.

Por isso, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal lançou nesta quarta, 11, uma petição que oferece suporte à declaração do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), posicionando-se contra essa prática “em função de sua intrínseca relação com maus-tratos aos animais”.

A petição, no entanto, deve ser assinada exclusivamente por médicos veterinários e zootecnistas, pois busca-se o respaldo técnico e a opinião legitimada destes como profissionais que entendem da saúde e do bem-estar dos animais. Muitos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária ainda têm oferecido apoio às primitivas vaquejadas, o que se procura minimizar com esta petição e um trabalho de divulgação do que os animais vivenciam antes, durante e depois dessas práticas.

O Fórum Nacional explica:

“Como estratégia estamos simplesmente pedindo apoio ao CFMV, que é o órgão máximo na área de veterinária, e também listamos vários órgãos governamentais e entidades veterinárias que consideram a vaquejada cruel. O próprio IPHAN, que é o órgão a quem cabe a classificação de patrimônio cultural, também já se manifestou contrário a esse título tanto para vaquejadas quanto rodeios“.

Como o Fórum aconselha, embora haja a versão online da petição, o mais eficaz é que as pessoas imprimam o ofício introdutório e explanativo e também a lista para assinaturas. Assim, é possível se encaminhar com ela em mãos até ONGs, Faculdades de Veterinária e clínicas veterinárias para recolher as assinaturas dos profissionais que não apoiam o entretenimento às custas do sofrimento dos animais.

Acesse aqui a petição.

Feito isso, as listas podem ser digitalizadas e devolvidas ao Fórum Nacional pelo e-mail info@forumanimal.org

Faça parte dessa corrente! Em conivência com uma chamada “tradição”, com o entretenimento humano e com o enriquecimento imensurável de pessoas e empresas envolvidas com essas práticas, as vaquejadas sentenciam bovinos e equinos ao medo e à morte em todo o país.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.