Revista Mandala
Foto: NASA/Reprodução

Foto tirada de Marte mostra a lua e os continentes da Terra

Registro do telescópio mais poderoso a orbitar Marte atualmente foi quase acidental, feito durante exercício de calibragem.

Compartilhar

Com o avanço da corrida espacial, surgem imagens do nosso planeta capturadas de perspectivas até pouco tempo atrás inimagináveis. Também temos visto registros incríveis de outras partes da nossa galáxia, como o feito pela sonda Juno da órbita de Júpiter.

Agora, é a vez de uma participação marciana, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, que tirou uma foto da Terra e sua lua a nada menos que 205 milhões de quilômetros de distância. E o registro não foi planejado! Tudo aconteceu durante um exercício de calibragem da câmera High Resolution Imaging Science Experiment em que os cientistas precisavam escanear um objeto diferente do próprio planeta Marte.

Por isso, eles viraram a lente na direção dos vizinhos: nós!

A imagem é tão nítida que podemos ver os continentes demarcados sobre os oceanos. É possível enxergar a Austrália e parte do sudeste da Ásia, além de uma ponta da Antártida e as nuvens no “céu”. Vale dizer que uma foto a tão longa distância e em condições tão especiais precisou combinar duas exposições no mesmo dia (20 de novembro de 2016) e um ajuste de brilho para que a Terra não ficasse muito mais escura que a lua.

A posição da lua em relação a Terra, por sua vez, está intacta. No entanto, ela parece mais perto de nós do que realmente está. Isso porque a imagem foi feita no momento em que a lua estava quase atrás da Terra e sob a perspectiva de Marte.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.