Revista Mandala
Apartamentos em Gunkanjima (2008) © Thomas Jorion

Fotógrafo registra simbiose entre a natureza e o vazio em construções abandonadas no Japão

Fotógrafo de ruínas urbanas, Thomas Jorion construiu a série Konbini no coração de um país historicamente marcado por catástrofes destruidoras.

Compartilhar

Para que serve o espaço vazio? O que acontece depois que todos se vão? Como a natureza, o tempo e o silêncio vão retomando posse do espaço que o ser humano desconstruiu e reconstruiu?

Em sua série fotográfica Konbini, o fotógrafo de ruínas urbanas Thomas Jorion captou salões, quartos, ginásios, salas e corredores que foram deixados por seus antigos habitantes e a cuja presença a natureza e o vazio se acostumaram mais uma vez. O nome da série significa “pequena loja” e faz alusão ao consumismo japonês ao mesmo tempo em que à sua capacidade restauradora.

Apartamentos em Gunkanjima (2008) © Thomas Jorion

Em um país de cultura tão profunda e poderosa, a tecnologia e a modernidade se misturam à sabedoria ancestral e à resiliência histórica do povo japonês, sobrevivente de difíceis chagas da ação humana (como Nagazaki, Hiroshima e demais catástrofes que já assolaram o Japão). Em suas fotos, portanto, Jorion faz muito mais que um registro: são poemas sobre o abandono, mas também sobre a readaptação.

Para construir essa série, mostrando a forma como o vazio e natureza se reúnem simbioticamente com a construção humana, Jorion usou câmeras 4×5 (aqueles modelos mais antigos e analógicos) e cores negativas que possibilitaram o congelamento das imagens em seu aspecto mais vivo, ainda que mais soturno.

Museu em Kyokou © Thomas Jorion
Casa de boliche em Toyo (2009) © Thomas Jorion

Todas as imagens são de Ⓒ Thomas Jorion.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.