Revista Mandala
Foto: Grégory Breton/reprodução

Gatos selvagens “de areia” são fotografados pela primeira vez no Saara

Após quatro anos, uma equipe de pesquisa finalmente conseguiu encontrar e registrar a única espécie de gatos que vive exclusivamente no deserto.

Compartilhar

Eram 2 da manhã no Saara marroquino e eu voltava para o acampamento depois de sete horas dirigindo na areia, na poeira e na vegetação espinhosa da minha quinta e última expedição para documentar gatos de areia. (…)

Então, aconteceu.

Assim o biólogo Grégory Breton inicia seu relato sobre a captura inédia de imagens dos chamados “gatos de areia” no norte da África. Após quatro anos de busca, ele e sua equipe, chefiada também pelo biólogo Alexander Sliwa, se depararam acidentalmente com três gatos da espécie selvagem que a organização Panthera vinha procurando na região.

Foto: Grégory Breton/reprodução

Isso foi em abril deste ano, mas o relato de Breton foi publicado apenas no mês passado. De acordo com ele em seu artigo, encontrar esses três gatos foi algo muito surpreendente e possibilitou que, pela primeira vez, pesquisadores pudessem documentar os chamados “gatos de areia” na África. Além disso, o biólogo acredita que um dos animais era a mãe dos filhotes, que possuíam entre seis e oito semanas de idade.

Foto: Grégory Breton/reprodução
Foto: Grégory Breton/reprodução

Também conhecido como gato-do-deserto, esses felinos são a única espécie de gatos que vive exclusivamente no deserto e se adapta com muita facilidade a regiões áridas e a desertos arenosos como os do Saara, do Irã e do Afeganistão. Eles não alcançam os 50cm de comprimento e os maiores machos pesam, no máximo, 3,5 kg.

Foto: Grégory Breton/reprodução

No vídeo a seguir, os gatinhos procuram entende o turbilhão de luzes e o que está acontecendo. Confira:

Sand Cat Kittens Spotted in the Wild for First Time from Panthera Cats on Vimeo.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.