Revista Mandala

Heitor Dhalia produz filme sobre dez anos de registro fotográfico da yoga na Índia e nos EUA

O diretor brasileiro lança no mês que vem “Yoga e a Arquitetura da Paz”, documentário inspirado no trabalho do fotógrafo de gurus Michael O’Neill.

Compartilhar

Na terça-feira passada (10), o Festival do Rio recebeu o cineasta pernambucano Heitor Dhalia e um presente especial: seu novo documentário, Yoga e a Arquitetura da Paz. O filme, que será disponibilizado no Netflix depois de seu lançamento oficial no circuito cinematográfico (9 de novembro), é um trabalho extremamente poético, intenso e antropológico. Isso porque foi inspirado em uma década de registros fotográficos de práticas de meditação e yoga feitos pelo consagrado fotógrafo estadunidense Michael O’Neill.

Imagem: Yoga e a Arquitetura da Paz/reprodução

Dhalia, que dirigiu fortes trabalhos do cinema brasileiro, tais como À Deriva (2009) e Nina (2004), foi até a Índia para conhecer o mundo que buscava documentar e percorrer a mesma trajetória de O’Neill, o que o levou também a Nova York. A produção registrou personagens, momentos e sensações relacionadas ao potencial transformador da yoga enquanto prática de contemplação e também medicinal e terapêutica.

Imagem: Yoga e a Arquitetura da Paz/reprodução
Imagem: Yoga e a Arquitetura da Paz/reprodução

A ideia surgiu quando Dhalia conheceu o trabalho do fotógrafo em 2016 e ficou impressionado com a vitalidade das suas imagens de mestres da yoga que inspiravam, a partir do registro fotográfico, reflexões sobre a felicidade, a morte e a contemporaneidade. O documentário foi filmado quase sem nenhuma equipe de apoio e produção, modo de trabalho inédito na carreira do diretor brasileiro, e busca chamar a atenção para a preciosidade das práticas contemplativas e como elas podem mudar positivamente a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Confira o trailer:

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.