Revista Mandala

Instituto libera manual gratuito sobre o uso das plantas por povos indígenas brasileiros

O Manual de Etnobotânica foi desenvolvido com pesquisadores amazonenses e busca unir o conhecimento ancestral ao conhecimento científico.

Compartilhar

Um programa de colaboração entre o Instituto Socioambiental – ISA e pesquisadores indígenas da região do Tiquié, no Amazonas, gerou um rico arsenal de conhecimento, cultura de expressão ambiental. No Manual de etnobotânica: plantas, artefatos e conhecimentos indígenas, que pode sei acessado gratuitamente aqui, você encontra uma variedade de informações que não são facilmente encontradas por aí.

Isso porque o material apresenta uma compilação de conhecimento de botânica dos povos indígenas do Alto Rio Negro (AM), no noroeste amazônico, e foi finalizado no ano passado com o objetivo de apoiar a pesquisa indígena e colaborativa, intercultural e interdisciplinar. Além de compartilhar artigos e informações realmente valiosos sobre, por exemplo, gestão territorial, história e tecnologia, o manual também busca fortalecer o diálogo entre conhecimento indígena e conhecimento científico.

Para a fotojornalista Amanda Sereno, que desenvolveu um ensaio fotográfico em 2016 na aldeia Imbiruçu (MG), onde vive o povo Pataxó, só é possível ter acesso às raridades culturais do conhecimento oral indígena por meio de pesquisas intimistas. “Boa parte do que aprendi foi através da história falada”, ela conta. “A maioria das coisas ainda não se encontra nos livros e precisa ser repassada”.

Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

Por isso, uma iniciativa como a do Manual de etnobotânica: plantas, artefatos e conhecimentos indígenas precisa ser tomada como um exemplo para criarmos mais oportunidades de, como descrito pelo ISA, “estabelecer relações simétricas no processo de criação de conhecimentos”.

Para baixar o manual, clique aqui.

Você conhece uma iniciativa assim ou um projeto que você acha que deveria ser divulgado? Mande um e-mail para contato@revistamandala.com.br ou deixe seu comentário!

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.