Revista Mandala

Já imaginou o ócio como seu maior aliado no processo criativo?

O sociólogo italiano Domenico de Masi falou sobre desigualdade social, desemprego e dedicação na última palestra do Congresso Internacional de Felicidade.

Compartilhar

O desemprego assola dezenas de países no mundo todo, assim como a desigualdade social. Ambos os problemas, que dificultam a felicidade no mundo, foram debatidos pelo sociólogo italiano Domenico De Masi na última palestra do I Congresso Internacional de Felicidade, em Curitiba-PR.

(Foto: Edmar Borges/Revista Mandala)
(Foto: Edmar Borges/Revista Mandala)

De acordo com De Masi, as 62 famílias mais ricas do mundo possuem mais dinheiro que 3,5 bilhões de pessoas. “Nosso planeta produz mais riqueza a cada ano, mas o dinheiro continua não sendo distribuído”, ele apontou.  E afirmou ainda que o neoliberalismo e a ideologia da disparidade são fatores decisivos para que as diferenças financeiras e de oportunidade entre as pessoas aumentem. “Quem é capaz de sustentar a corrida pelo sucesso?”

Sobre esse tema, o autor do revolucionário best-seller “O Ócio Criativo” observa que os países de primeiro mundo só conseguem viver bem e com a consciência tranquila graças à sustentação que os países de terceiro mundo proporcionam. No entanto, como ele diz, isso alimenta a desigualdade, que alimenta a infelicidade, e “o mundo não pode ser feliz com pessoas infelizes”.

A criatividade precisa respirar

De Masi deixa claro que ócio não é preguiça, não é simplesmente não fazer nada. “A preguiça gera infelicidade, é uma desventura”, ele diz. “O ócio criativo nos ajuda a ser feliz porque une o trabalho, o estudo e o lazer”.

"Ócio criativo não é preguiça, não é não fazer nada" (Foto: Edmar Borges/Revista Mandala)

“Minha vida é assim”, é o que ele relata. E conta que quando se trabalha em ócio criativo fica difícil responder quando alguém pergunta quanto tempo você trabalha por dia. “Sempre, talvez nunca”, ele costuma responder. Segundo o sociólogo, essa forma de trabalhar é muito melhor que a de um executivo que durante oito horas por dia negligencia família, cultura e política.

Grande amigo de Oscar Niemeyer quando o arquiteto brasileiro era vivo, De Masi o citou ao lembrar que “mais do que arquitetura, o que vale a pena é a vida, os amigos, esse mundo injusto que temos que modificar”. Além de Oscar Niemeyer, o palestrante mencionou também ícones da criatividade brasileira que souberam unir seu trabalho ao lazer, tais como Tom Jobim, Caetano Veloso e Chico Buarque.

(Foto: Edmar Borges/Revista Mandala)
(Foto: Edmar Borges/Revista Mandala)

Encerramento do I Congresso Internacional de Felicidade

Encerrando o evento, o idealizador do congresso Gustavo Arns subiu ao palco para agradecer a todos os envolvidos na construção dessa experiência que, segundo ele, rompe as barreiras do comum. Gustavo falou sobre a beleza excepcional dos dias de encontro e da importância de seguir em frente, buscando a felicidade.

Em uma homenagem, Gustavo Arns foi pego de surpresa ao ler declarações de amigos e palestrantes sobre ele (Foto: Maiana Antunes/Revista Mandala)
Em uma homenagem, Gustavo Arns foi pego de surpresa ao ler declarações de amigos e palestrantes sobre ele (Foto: Maiana Antunes/Revista Mandala)

“Agradeço a vocês que deixaram seus lares, suas famílias, muitos deixaram suas cidades… Só tenho a agradecer”, ele disse com entusiasmo. “Ao mundo, ao universo, que nos fez instrumentos, aos cientistas quânticos, aos que se movem, que não se conformam. A todos vocês transgressores, muito obrigado!”.

(Foto: Maiana Antunes/Revista Mandala)
(Foto: Maiana Antunes/Revista Mandala)

Ao falar sobre a normose, um conceito filosófico que define o comportamento da pessoa que não se queixa das angústias de uma vida padronizada, Gustavo concluiu:

Nós temos muito trabalho pela frente, mas a recompensa será fantástica.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.