Revista Mandala

Mercúrio e a comunicação na astrologia

Pelo posicionamento de Mercúrio no mapa astrológico de um indivíduo, podemos ter uma noção de como essa pessoa pensa, bem como do modo como ela expressa tais pensamentos. Pessoas com Mercúrio em signos de Fogo costumam se expressar de forma apaixonada e dramática, já as pessoas com Mercúrio em signos de Ar se comunicam de forma objetiva e brilhante.

Compartilhar

Por Ana Paula D’Almeida

Na semana passada fui ao cinema assistir A Chegada, um filme de Denis Villeneuve, estrelado por Amy Adams. Uma grata surpresa! Fui ao cinema preparada para mais um triller sobre alienígenas e saí de lá profundamente perturbada por temas muito humanos.

A personagem principal, dra. Louise Banks, é uma linguista incumbida da difícil tarefa de compreender a linguagem alienígena e estabelecer um canal de comunicação entre humanos e extraterrestres. No desenrolar da história, o que se percebe é uma extrema insegurança e dificuldade, não só de se comunicar com os alienígenas, mas de estabelecer a comunicação e o entendimento entre seres humanos, sejam eles da mesma ou de diferentes nacionalidades, e ainda, de ser compreendido por aqueles que nos são íntimos e até mesmo de dar um significado coerente ao diálogo interno. Como astróloga, saí do cinema pensando: “Este é o filme mais “mercuriano” que eu já assisti!

E como se o esforço para compreender a linguagem alheia já não desse muito “pano pra manga”, o diretor ainda aborda a questão do tempo de forma genial! Mas este já seria um tema saturniano…

A linguagem de um povo é uma das maiores expressões de sua cultura, cada minúscula palavra reúne um som, uma imagem e um significado, que podem ser compreendidos de infinitas maneiras, dependendo do contexto histórico, do local e dos agentes emissor e decodificador. Partindo dessa ideia, ainda que estes sejam tempos de globalização, soa utópico buscar uma linguagem universal, não é mesmo?

Mas a pergunta é: Por que é tão difícil compreender as pessoas? Por que é tão difícil compreender a si mesmo?

Existem muitas respostas possíveis para tais perguntas, mas eu vou tentar explicar como isso funciona do ponto de vista da astrologia.

Você certamente já conversou com muitas pessoas e algumas delas falam as piores coisas, mas de uma maneira tão gentil que você é incapaz de ficar ofendido. Já outras têm a habilidade de te irritar até mesmo ao perguntar as horas. Pois é, cada um tem o seu jeito particular de se comunicar, e cada um tem um jeito particular de entender as coisas, de absorver informações. Exatamente, a comunicação é uma via de mão dupla, portanto ela não é absoluta, mas relativa.

Do ponto de vista da astrologia, a comunicação é um assunto pertinente ao signo de Gêmeos e ao planeta Mercúrio, seu regente.

Pelo posicionamento de Mercúrio no mapa astrológico de um indivíduo, podemos ter uma noção de como essa pessoa pensa, bem como do modo como ela expressa tais pensamentos. Pessoas com Mercúrio em signos de Fogo costumam se expressar de forma apaixonada e dramática, já as pessoas com Mercúrio em signos de Ar se comunicam de forma objetiva e brilhante.

Quando dois indivíduos que têm Mercúrio no mesmo elemento se encontram, a comunicação tende a fluir tranquilamente, quando os Mercúrios estão no mesmo signo melhor ainda, e quando os Mercúrios estão no mesmo grau do mesmo signo então… Um é capaz de completar a frase do outro!

Da mesma forma, a relação entre dois Mercúrios pode ser um desastre, ou você nunca teve a experiência de dizer algo que tenha sido interpretado de forma totalmente equivocada?

É lógico que não vamos sair por aí perguntando a posição zodiacal do Mercúrio alheio! Seria uma indiscrição… porém entender que existem várias formas de pensar a respeito do mesmo assunto pode ser uma experiência libertadora. Estamos muito longe de uma unificação da linguagem universal, mas entender que não entendemos o outro ao invés de entendermos que ele está errado são coisas bem diferentes e esta diferença pode ser a chave para a boa convivência, ainda que ninguém se entenda.

Colaborador

Comentar

Cadastre-se

Assine nossa news!



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.