Revista Mandala

Mindfulness no Parque – Por uma cultura de paz!

O Mindfulness no Parque Curitiba é uma iniciativa do médico Luiz Fernando Nicolodi, instrutor de Mindfulness pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde , em parceria com a Revista Mandala. O objetivo da ação é criar uma rede de paz e compaixão ao disseminar o mindfulness através de uma atividade gratuita e aberta para aqueles que já praticam ou querem conhecer a técnica.

A proposta da atividade é popularizar o mindfulness no Brasil, onde a prática se tornou mais conhecida recentemente e também aproximar as pessoas que nunca tiveram contato com a técnica para saber do que se trata o mindfulness e quais são seus inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida.

Segundo o médico Luiz Fernando Nicolodi, que conduz a atividade, a prática regular de mindfulness reduz a ansiedade, estresse e estados deprimidos, portanto o Mindfulness no Parque traz uma possibilidade de aliviar esses sintomas em um primeiro momento. “Nosso objetivo é formar um grupo de pessoas que pratiquem regularmente o mindfulness e com isso criar uma corrente de pacificação, de cultura de paz na cidade e trabalhar sobre o pressuposto de que a paz só e é possível a partir do momento em que olhamos para dentro de nós mesmos, pois tudo aquilo que gera guerra, que gera contradição e intolerância, é possível de trabalhar na nossa mente”, ressalta Nicolodi.

Generosidade com você e com os outros

Mindfulness é a prática da “atenção plena”, ou seja, ela ensina que estar atento ao que fazemos no presente, sem remoer o passado e ansiar pelo futuro, pode trazer muitos benefícios para a saúde da mente e do corpo, sem contar que pode melhorar muito as relações. Portanto, além de o Mindfulness no Parque se configurar como um ato de compaixão consigo mesmo, a proposta é estender a generosidade para outras pessoas.

Como? Se você puder, leve para essa atividade, com sua melhor intenção, um agasalho ou alimento não perecível para que possamos doar para entidades parceiras. Nossa pequenas ações podem tomar proporções grandiosas!

A participação não exige inscrição. Leve uma esteira ou toalha para sentar, assim como uma pequena almofada.  O ponto de encontro será na área coberta localizada atrás do Salão de Atos do Parque Barigui. Chegue 15 minutos antes para se acomodar.

Vamos criar uma rede de compaixão!


O que é mindfulness?

O termo mindfulness não tem uma tradução oficial para o português, porém tem sido usual o termo atenção plena, consciência plena, mente atenta. Refere-se a técnicas meditativas seculares, de origem budista, que foram organizadas e estudadas cientificamente no Ocidente. Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachussets, foi um dos primeiros pesquisadores e sistematizadores de um método chamado MBSR (mindfulness-based stress reduction). Ao longo de mais de 40 anos de intervenções clínicas mindfulness se mostrou eficaz como método complementar de tratamento numa infinidade de condições clínicas:

  • Doença de Alzheimer; 2) Esclerose múltipla; 3) Fibromialgia; 4) Depressão; 5) Dores crônicas; 6) Diabetes; 7) Doenças cérebro-vasculares; 8) Hipertensão; 9) Artrite reumatoide; 10) Lombalgia crônica; 11) Câncer de mama; 12) Refluxo gastroesofagiano; 13) Gastrites; 14) Psoríase; 15)  Uso abusivo de álcool

As principais técnicas de meditação que compõem mindfulness são: 1) a atenção plena na respiração; 2) o escaneamento corporal; 3) a caminhada meditativa;  4) a ioga com atenção plena. Geralmente o formato das intervenções de mindfulness seguem um calendário de 8 semanas, em que há um encontro presencial de 2 horas por semana e uma série de atividades de casa para que a pessoa seja convidada a estar atenta em muitos momentos do seu cotidiano. Com esse período de intervenção os resultados são variados, favorecendo habilidades em lidar com o estresse e mudanças de hábitos e evidenciando mudanças cerebrais na massa cinzenta e em áreas estimuladas.

Segundo Kabat-Zinn: “Meditação é a simplicidade em si mesma. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo!”

 


Programa de oito semanas

Para aprofundar o conhecimentos das diversas técnicas de mindfulness e para introduzi-lo no dia a dia, o programa de oito semanas desenvolve a autonomia do praticante. O médico Luiz Fernando Nicolodi, que conduz o Mindfulness no Parque, oferece cursos em Curitiba.

O programa tradicional de Mindfulness consiste em encontros de 2 horas durante oito semanas e habilita o aluno a desenvolver autonomia na prática meditativa a fim de alcançar mais saúde, foco e tranquilidade, o que melhora sua qualidade de vida e relacionamento com as demais pessoas.

O programa ministrado pelo médico Luiz Fernando Nicolodi ocorre no Instituto Educacional de Bem com a Vida, na rua Parnaíba, 345, São Francisco, Curitiba. Confira a seguir as próximas turmas programadas para 2018. Os detalhes do programa, assim como o valor do investimento você encontra no site do médico Luiz Fernando Nicolodi.

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AGENDE-SE!

A sexta edição Mindfulness no Parque será no dia 26 DE NOVEMBRO!
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