Revista Mandala
Frame do vídeo "Como lidar com o sentimento de ansiedade?" do Canal MOVA (Imagem: reprodução)

Monja Coen: “A ansiedade não é só uma coisa ruim, perceba isso”

[VÍDEO] Apesar de destrutiva quando mal administrada, a ansiedade pode ser também a manifestação do êxtase de saber que algo bom está a caminho.

Compartilhar

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o líder mundial em casos de pessoas com transtorno de ansiedade. Quase 10% da população brasileira, segundo a pesquisa, sofre com os efeitos de uma vida ansiosa.

Mas, afinal, do que se trata a ansiedade?

Neste vídeo do canal MOVA, a missionária brasileira Monja Coen desvenda um pouco desse monstro que, na claridade de uma mente sem pensamentos, é só uma pena a escorregar na pele. De acordo com a monja zen budista, ansiedade é quando

você está aqui pensando no que vai acontecer. Como será? O que vou fazer em seguida? (…) O reloginho interno está mais rápido do que o relógio-vida, tempo. Nós somos o tempo.

Então, ela apresenta uma nova perspectiva sobre o estado de ansiedade. Quando você sabe que na manhã seguinte algo muito bom aguarda para ser experimentado, o que surge? Felicidade? Expectativa? Não seria bom simplesmente aguardar? E não é bom sentir o frio na barriga?

A ansiedade é boa, senão a gente não se move, fica parado, estagnado. Mas ela não pode tomar conta de você.

Saber que em algum lugar no futuro algo muito bom vai acontecer é uma delícia. Só é preciso, como a Monja Coen explica no vídeo a seguir, saber estar presente na sensação e no momento, algo que técnicas muito simples podem proporcionar.

Confira:

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.