Revista Mandala

Monumento às Bandeiras ganha japamala gigante neste sábado

Compartilhar

Além de um espaço de fluxo, os centros urbanos são também espaços de observação e vivência. As manifestações visuais e estéticas, em especial nas grades cidades, pode ser determinante para as sensações que seus habitantes experimentam diariamente enquanto as atravessam. Por isso, as intervenções artísticas realizadas em parques, ruas e prédios possuem poder transformador.

Acreditando nisso, as artistas brasileiras Tiffani Gyatso e Marcia Aftimus desenvolveram o Projeto Natureza Viva, cujo objetivo é chamar a atenção para pontos turísticos de São Paulo, como praças, museus e estátuas, ajudando na valorização do centro urbano e da compreensão desse espaço como local de interconexões humanas. E na manhã deste sábado (27), idealizado pelas fundadoras do projeto e realizado pela Virada Sustentável,  acontece a intervenção artística que presenteará os cavalos do Monumento às Bandeiras com um cordão tibetano de 108 contas e 22 metros de comprimento.

IMG_6743
São 108 contas e 22 metros de comprimento a compor o cordão que adornará os cavalos do Monumento á Bandeira neste sábado (Foto: arquivo pessoal de Marcia Aftimus).

“Esse japamala, como é chamado (o cordão), são contas de prece, nos remetendo mesmo a uma prece ‘monumental’ com o intuito de mostrar nosso desejo de paz com a paz”, conta Marcia, que especializou-se em escolas de arte e meditação em Nova York, no Nepal, no Tibet e no Canadá, além de já ter participado de outras intervenções artísticas em São Paulo. “Colocar nos cavalos também é muito simbólico, pois eles são veículos e, nesse caso, levam em seu peito forte e destemido a causa da paz, da prece“.

Para a artista plástica, a mensagem principal do evento é mostrar a analogia presente na intervenção, com cada ser humano representado por uma conta que se conecta a todas as outras por meio do colar. “Essa reflexão provoca um senso maior de responsabilidade individual pelo entendimento de que estamos todos conectados e estamos todos no mesmo barco”, ela diz.

O processo de construção do japamala gigante levou dois meses e passou diretamente pelas mãos de Marcia, que cuidou da parte estrutural (como medidas e circunferências das bases dos arranjos em relação à altura dos cavalos) à execução final das bases. O cordão foi criado exclusivamente para o evento deste sábado.

Monumento_às_Bandeiras_01
O Monumento às Bandeiras se localiza em frente ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e é obra do escultor Victor Brecheret (Foto: reprodução)

Sobre o surgimento dessa ideia, Tiffani conta que vem de um sonho seu e de Marcia de tornar a arte uma ferramenta de conscientização sobre sustentabilidade, preservação e respeito à cidade. “No início, pensamos em fazer mandalas de flores recicladas e colocar em locais destruídos da cidade”, conta a artista especializada em Thangka (ícones do Budismo Tibetano) pelo Instituto Norbulingka, na Índia, e que desde 2006 ensina essa arte e trabalha com ela. “Aos poucos, essa ideia foi se transformando num japamala, que tem uma intenção de ‘cura’ na cidade”.

Envolvidos nesse evento estão o Instituto Flor Gentil (projeto de trabalho voluntário que confecciona arranjos de flores a partir de material descartado e distribui por casas de repouso, instituições assistenciais e pessoas de baixa renda), o Parkour Brazil (equipe conhecida por seus projetos e ações envolvendo Parkour e Free Running em toda a América Latina e que ajudará a subir o cordão até às cabeças dos cavalos) e a Nowmaste (site sobre assuntos diversos relacionados ao autoconhecimento e que apoiará o evento logística e comunicacionalmente).

Então, anote aí: dia 27, neste sábado, das 9h ao meio-dia, o Monumento às Bandeiras e o Projeto Natureza Viva esperam você para uma belíssima intervenção de arte!

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.