Revista Mandala

Pesquisa aponta eficácia de programa com base em mindfulness para pacientes idosos com depressão

Publicado no Journal of Clinical Psychiatry, o estudo indicou os benefícios do Programa de Redução do Estresse (MBSR) em pacientes com mais de 65 anos.

Compartilhar

Algumas das mais recorrentes queixas feitas por pacientes idosos com ansiedade ou depressão estão diretamente relacionadas com a capacidade cognitiva e o armazenamento de informações. Isso porque o mal-estar e a própria instabilidade emocional podem afetar a memória e a cognição a partir da liberação de cortisol, o hormônio do estresse, que age de forma nociva sobre as células do hipocampo que trabalham justamente na memória e na cognição.

Sendo assim, muitos profissionais da saúde concordam que a redução do estresse é o caminho mais prático e eficaz para a melhoria da qualidade de vida de pacientes idosos com ansiedade ou depressão. E, por isso, os resultados obtidos a partir do Programa de Redução do Estresse (Mindfulness Based Stress Reduction em inglês, ou MBSR) podem ajudar nesse caminho.

Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Psychiatry examinou o efeito do programa de 8 semanas de MBSR (Redução do Estresse) em pacientes idosos escolhidos aleatoriamente, com média etária de 72 anos e diagnosticados com ansiedade e/ou distúrbios depressivos (todos apresentavam queixas com relação às funções cognitivas). Enquanto uma parte do grupo de 103 pacientes passou pelo Programa de Redução do Estresse, outra parte se reuniu com a mesma frequência para intervenções de educação em saúde, focados na gestão dos seus quadros clínicos, na alimentação, nos medicamentos e na comunicação com seus cuidadores.

O estudo avaliou o comportamento e a saúde dos pacientes durante todo o período inicial de 8 semanas de seus respectivos programas e no decorre dos meses seguintes. Foram levados em conta sintomas psiquiátricos, memória verbal, fluência na fala, capacidade de concentração e nível de cortisol na saliva. A partir disso, os pesquisadores concluíram que o MBSR (Programa de Redução do Estresse) é significativamente eficaz na conservação das habilidades cognitivas de idosos com ansiedade e/ou depressão relacionadas à fala.

Enquanto os participantes dos grupos de educação em saúde tendiam a aumentar os níveis de cortisol no organismo, os participantes do MBSR apresentaram queda na liberação do hormônio. Os resultados obtidos indicaram que os pacientes que haviam passado pelo Programa de Redução de Estresse tiveram melhora significativamente maior na capacidade de se lembrar rapidamente das palavras em uma conversação e também de reter informações ao ouvir uma história.

Os mesmos benefícios foram apontados com relação aos seus quadros de depressão. Além disso, foi observada uma diminuição no hábito de se preocupar e um aumento na atenção plena. Em 27% do grupo de controle (paciente do programa de educação em saúde), avaliou-se uma melhora excepcional nos respectivos quadros clínicos, enquanto a mesma melhora foi observada em quase metade do grupo do Programa de Redução do Estresse (47%).

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.