Revista Mandala

Pesquisa indica que yoga melhora níveis de energia do corpo e aumenta disposição

Se você não tem se sentido muito disposto a alcançar seus objetivos diários, tanto a Hatha Yoga quanto a meditação podem ajudar.

Compartilhar

Com a correria da rotina, ou até mesmo em um período mais ameno, muitas pessoas sentem-se cansadas durante o dia. As causas dessa sensação podem variar, mas só um profissional da saúde ou da alimentação poderá apontá-las com certeza. De qualquer maneira, uma pesquisa realizada na University of Waterloo, no Canadá, indicou que a prática de atenção plena e de yoga contribuem para colocar as pessoas no foco e, principalmente, para mantê-las bem dispostas neste estado.

Isso porque o estudo revelou que 25 minutos de meditação consciente, Hatha Yoga ou leitura silenciosa são o bastante para que as funções executivas do cérebro sejam reforçadas. Além disso, as habilidades cognitivas que estão relacionadas a listagens de objetivos diários também tornam-se mais aprimoradas. Isso significa que, concentrando-se em práticas de atenção plena, as atividades cerebrais são “inauguradas”, como se recebessem o aviso de que a partir daquele momento o dia começa a acontecer.

Como as práticas de yoga e meditação influenciam tanto no bem-estar?

Para chegar aos resultados divulgados, a equipe de pesquisadores canadenses dividiu 31 participantes em três práticas diferentes, embora todas diárias e com duração de 25 minutos: Hatha Yoga, meditação e leitura silenciosa. A ordem das sessões e os dias foram formados aleatoriamente.

Apesar do resultado nos participantes que praticaram leitura silenciosa indicar a relação entre o relaxamento e a sensação de bem-estar, foram aqueles que praticaram meditação de atenção plena e Hatha Yoga que apresentaram desempenho significativamente maior na realização posterior de tarefas de função cerebral executiva, ou seja, aquelas que exigem energia, disposição e praticidade.

Ainda assim, a yoga mostrou-se a mais eficaz das práticas. Por que isso acontece? De acordo com a professora Kimberley Luu, que liderou o estudo, ainda não há precisamente uma resposta para isso. É possível que a prática seja tão benéfica ao organismo humano por liberar endorfinas ou por aumentar o fluxo sanguíneo no corpo. Além disso, como divulga a pesquisadora, praticar yoga reduz o foco em pensamentos repetitivos e angustiantes.

 

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.