Revista Mandala

Por que você deveria meditar como se fosse o Dalai Lama

Uma carta aberta a todos que se cansaram de criar as mais variadas desculpas e se sentem prontos, de uma vez por todas, para começarem a meditar.

Compartilhar

dalaimeidumEsse artigo foi escrito originalmente por Benjamin Foley na plataforma Medium. Para acessar o texto em inglês, clique aqui.

O maior perigo para a maioria de nós não é que o alvo está alto demais e acabamos perdendo-o, mas que o alvo está muito baixo e assim nós o alcançamos em cheio.”

— Michelangelo

Queime seus malditos barcos.

— Tony Robbins

Pare de tentar ser perfeito.

Pare de procurar o aplicativo “certo” ou a melhor ocasião para meditar.

Para de se preocupar com o melhor método.

Ou com que professor você deve seguir.

Ou se você deve meditar guiado ou sem guia.

Ou se deve meditar em uma almofada ou uma cadeira.

Isso não importa. Apenas respire. Puxe o ar para dentro, depois deixe-o sair.

Você não precisa da forma perfeita. Meditação não são as Olimpíadas. Ninguém está fazendo uma contagem. Se você não pode superar a sua necessidade de ser perfeito antes de fazer qualquer coisa, você vai ficar preso para sempre. É só depois de fazer algo repetidamente que nós começamos a colher os frutos.

Ira Glass, o lendário anfitrião do programa da NPR This American Life, disse algo semelhante em uma palestra sobre o processo criativo dos iniciantes. Ele basicamente falou que trabalhar iria consumi-los. Que eles possuem bom gosto, mas que o que produzem não vai ser muito bom no começo. A vida não vai estar sempre de acordo com seus planos de realização, mas não é por isso que devem desanimar.  Esse consumo de energia inicial é parte do processo. Ele instruiu que o processo fosse feito, não importa a maneira. Que as pessoas cometessem erros épicos. Que odiassem a aparência do seu trabalho. Porque se não for assim, você nunca vai realmente começar. E se você nunca começar, você nunca vai chegar onde quer.

O mesmo vale para você, que diz que estar focado, que entende como é importante superar a ansiedade, mas que simplesmente não consegue seguir adiante por causa de um motivo “x”. Ou porque seu terapeuta disse “y”. Ou porque já tentou “z”, e não funcionou muito bem.

A realidade é que você não está só. A meditação e o mindfulness irão fazer o trabalho necessário se você só se dedicar a eles com tudo o que tem a oferecer. Sem ficar tomando cuidado para fazer do jeito certo. Sem qualquer noção preconcebida de como vai se sentir tendo essa experiência.

Pise no seu ego. Eu sei que eu preciso pisar no meu também.

Esta é uma carta aberta para mim e para todos lá fora que estão cansados de criar desculpas e se sentem prontos para começar a tomar medidas práticas que curem o que há de negativo e encontrem o que há de positivo.

Eu não estou dizendo isso para ser mau ou rude, mas como forma de apresentar uma ferramenta para começar a destruir a mentalidade de vítima que muitos de nós (eu, inclusive) têm quando se trata de curar a nós mesmos e viver a vida que queremos.

Se você tem um Plano B, o Plano A nunca vai dar certo. Pare de cobrir suas próprias apostas. Sua saúde mental é muito importante e é vital. Você tem que torná-la prioridade, e para fazer isso você tem que parar de reclamar que não tem poder para mudar as coisas. Ou que mindfulness não funcionará para você. Eu posso lhe assegurar que vai funcionar se você se dedicar.

Dedique-se como se sua vida dependesse disso, porque depende. Não importa que estilo você prefere seguir. O aplicativo que você usa. Que horas do dia você faz isso. Se você faz pelado ou no chuveiro.

Apenas comprometa-se consistentemente por 30 dias seguidos e medite pra caramba.

Mas tudo o que importa é que rompa o hábito, o marasmo!

Você sabe como fazer isso. Inspire. Expire. É isso aí. Fique assim. Isso é tudo que você precisa fazer, é tudo que precisa saber.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.