Revista Mandala

Qual a diferença entre o que vai para o lixo e o que vai para o museu?

O julgamento estético e o requinte inesperado do descarte na aclamada e surpreendente obra de Sayaka Ganz.

Compartilhar

Do caos, surge a beleza. E tudo que é belo, é mais difícil de ser descartado. Por isso, a mensagem que o dedicado e minucioso trabalho de Sayaka Ganz transmite é muito poderosa se for capaz de fazer você se questionar sobre o papel do julgamento estético no seu comportamento diário.

A moralidade estética é um questionamento presente em muitos campos do pensamento humano. Afinal, estamos mais predispostos a matar uma barata do que a matar uma borboleta. Da mesma forma, quando um objeto não nos agrada visualmente ou não mais é funcional, estamos prontos para descartá-lo.

Após passarem pelas mãos de Sayaka Ganz, porém, coisas que iriam para o lixo vão para o museu. O que essa artista faz, além de dar aulas na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, é reutilizar objetos descartados, que não significam, criando esculturas fabulosas de animais e peças que parecem se movimentar no ar.

A partir de um processo paciente e metódico de estudos, inclusive anatômicos, ela sugere uma nova perspectiva sobre o descarte, que perdura em sua obra. Além de um trabalho agradável aos olhos, no entanto, ela deixa uma questão importante. Afinal, as peças nas imagens abaixo foram feitas de objetos que você jogaria fora.

Você os jogaria fora agora?

Confira o trabalho de Sayaka Ganz abaixo:

emmanuel fremin gallery nova iorque
Esculturas expostas na Emmamnuel Fremin Gallery, em Nova Iorque (Foto: reprodução)
Emer13_ImageCredit_Valentina_Ragozzino_s1_chimei museum taiwan
Exposição no Chimei Museum, Taiwan (Foto: Valentina Ragozzino/Reprodução)
Dolp1s_for wayne indiana eua
Golfinhos em instalação na cidade de Fort Wayne, nos Estados Unidos (Foto: reprodução)
Tudo-de-plástico-10-543x479
A artista Sayaka Ganz envolta pelos utensílios que utiliza em suas obras fantásticas e, à mostra, as mãos que ressignificam (Foto: reprodução)

07_Sayaka_Ganz_07Tudo-de-plástico-4-718x479peixe-miniatura-520x328-10554phoenixmarlinNirvana1s-292x300_fort wayne eua 2015Tudo-de-plástico-8-624x47903_Sayaka_Ganz_0302_Sayaka_Ganz_02Fogo_2892_1EmergenceDanze02eMomentum4_1000_reproduçãof-windIMG_07921MidnD1Es

Todas as imagens foram retiradas do site de © Sayaka Ganz.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.