Revista Mandala

Reiki: quando as mãos trazem a cura

Compartilhar

 

A busca pelo equilíbrio pode contar com a ajuda de variadas técnicas e o Reiki é uma delas. Baseada na crença de uma energia essencial à vida em todas as suas formas e desenvolvida, em 1922, pelo monge budista Mikao Usui, essa é uma prática que busca revitalizar, com o poder canalizador das mãos, a rede que conecta corpo, mente e espírito.

Erguido sobre cinco pilares essenciais, chamados de os Cinco Princípios, o Reiki é aplicado por pessoas que iniciam-se na prática e aprofundam-se nos seus ensinamentos sobre a importância de uma atitude bondosa, segura e paciente. Apesar de algumas diferenças entre os variados tipos da técnica, em especial entre o ocidental e o japonês, ela pode possibilitar, em todas as suas configurações, relaxamento físico, mental e emocional. Por se tratar de medicina alternativa, o campo científico não reconhece os benefícios da prática. Por outro lado, relatos de quem recebe e aplica o Reiki transbordam de confiança e carinho.

Renata Theodoro, que tornou-se recentemente aplicadora do Reiki, conta que se interessou pelo tema quando sua mãe enfrentou graves problemas de saúde e as duas tiveram a possibilidade de conhecer melhor a prática. “Minha mãe teve aneurisma e passou por momentos bem frágeis. Meu emocional também se fragilizou e uma amiga muito querida, a fim de nos ajudar, indicou a Casa do Reiki Consciente, em São José dos Campos, para conhecermos”, ela relata. “Fomos sem saber o que era e chegamos num cantinho de caridade e doação máxima. Fiz o tratamento por um tempo e logo senti vontade fazer o curso”.

Muitas experiências de iniciação no Reiki acontecem por acaso. Como Renata diz, “a vida sempre se encarrega de nos levar aos caminhos que precisamos encontrar”. E não foi diferente com a aplicadora Vera Athaydes, que possui larga experiência no meio e oferece, atualmente, formação para reikianos em todos os níveis. Ela confessa que após ser iniciada, em 1998, embora tenha percebido a seriedade do assunto, não se sentiu diferente e não se aprofundou na prática por meses, até que um dia percebeu sua eficácia ao precisar aplicar o Reiki inesperadamente em uma criança com Bronquite Asmática que se sentia mal. “Em pouco tempo de aplicação, ela começou a respirar melhor, seu peito parou de chiar, a dor de cabeça passou e ela dormiu profundamente”, Vera conta. “Após este dia pensei: ‘este negócio funciona mesmo, preciso saber mais a respeito!”

sleep-835468_1280

Mas por que as mãos?

O Reiki é uma forma de imposição manual, ou seja, é aplicado por meio do toque e da aproximação das mãos. Correntes de medicina alternativa, muitas delas datadas de milênios atrás e desenvolvidas no Oriente, explicam esse uso a partir do fluxo de energias dentro do corpo, que perpassa todo o organismo e pode se concentrar, por exemplo, na ponta dos dedos. No campo holístico, a Reflexologia Palmar estuda a capacidade de transformação e condução das mãos.

Renata explica que o ser humano possui diversos centros energéticos, conhecidos como os chacras. “Nossas mãos também possuem esses pontos que são capazes de receber, doar e trocar energia sutil. Elas são extremamente sensíveis e capazes de emanar carinho”. Ela relata também experiências incríveis que já teve ao aplicar o Reiki, sentindo em sua mão temperaturas e sensações variadas de acordo com o paciente e com o local de seu corpo a receber o cuidado.

alternative-medicine-1327808_1280

Benefícios para quem recebe e para quem aplica

Apesar de não ser reconhecido pela medicina convencional, o Reiki é disponibilizado em muitos hospitais e clínicas médicas. Vera é, desde novembro do ano passado, uma das coordenadoras do Projeto Luz Reiki – Amor e Ação, que oferece aplicações de Reiki no Hospital SEPACO, em São Paulo, onde ela também treina novos voluntários. Inclusive, relata ter testemunhado resultados surpreendentes em graves quadros de saúde, tais como de fratura óssea e internação na UTI. “Já tive também vários casos de pessoas em estado extremo de depressão, até com pensamentos suicidas, que através do Reiki sentiram-se amadas e encontraram o caminho de volta”, Vera conta.

Foi no caso da mãe que Renata testemunhou com mais intensidade o poder de cura do Reiki. Após o aneurisma, ela necessitou de uma válvula interna para bombear constantemente um líquido formado no cérebro para o estômago, válvula essa que começou a apresentar problemas decorrentes de um possível entupimento. Os médicos disseram que seria preciso uma intervenção cirúrgica simples, mas arriscada. “Após essa suspeita, comecei a aplicar Reiki diariamente na cabeça da minha mãe, também fiz tratamento com argila verde e chás, buscando aliviar o estresse e as tensões da espera dos exames”, conta Renata. “Depois de quase dois meses de tratamento, voltamos ao médico, o entupimento não existia mais e o funcionamento da válvula estava muito mais garantido”.

meditation-1384758_1280

Renata, que atualmente está em formação de Terapia Holística, recebe pessoas em casa para aplicar o Reiki e descreve a técnica com muito carinho. “Reiki é sintonização, calmaria, concentração e entrega ao Todo. Além de toda poesia que percebo na prática, Reiki é simplicidade e cura, tanto do físico quanto do emocional. Simplificando, ele é uma energia presente no Universo, que é inteligente e curativa”, ela afirma. “Não há misticismo, crendice, suposição ou religião que envolvem a energia do Reiki”.

Já Vera, que ministra oficinas de Reiki para crianças e adolescentes no Acampamento Franciscando e está concentrada atualmente em treinamentos e ações da área, costuma indiciar um terapeuta da prática para as pessoas que a procuram em busca de recebê-la. Ela descreve o Reiki como uma “energia universal que traz vitalidade, saúde, vida”. “É uma técnica de cura em sentido amplo: ajuda a encontrar a Unidade, o amor incondicional, a aceitação de si mesmo, cura da doença, harmonização da energia, encontro do caminho mais favorável com maior aceitação”.

Apesar de algumas associações do Reiki a técnicas religiosas e místicas, Renata adverte que “é necessário pesquisar para entender que isto é real, puro, sem interferência do Homem”.

Quer conhecer melhor os Cinco Preceitos do Reiki citados no início da matéria? Acesse essa postagem do Coração do Reiki e veja quais sãos as frases enunciadas pelo monge Mikao Usui e seus significados na aplicação da prática.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.