Revista Mandala
Foto: Gerald Waller

Sapatos Novos (1946)

Compartilhar

Os registros realizados em contextos bélicos são muito lembrados pelo seu significado poderoso e, na maioria das vezes, emocionante. Envolvem a experiência humana em um momento extremamente delicado e sob emoções à flor da pele.

Por isso esta imagem é tão especial. Tirada por Gerald Waller um ano depois do fim da Segunda Grande Guerra, ela eterniza o momento em que Werfel, um menino órfão de seis anos, abraça o novo par de sapatos. O presente foi dado à criança austríaca pela Cruz Vermelha.

A admiração, a alegria e o entusiasmo de Werfel foram registrados em um momento de felicidade único e muito intenso, apesar de estarmos falando apenas de sapatos. O significado desse instante vai muito além: ganhar presentes não era um evento comum para as crianças que acabaram em orfanatos depois da Segunda Guerra.

Em momentos de caos, pequenos gestos podem fazer uma diferença inacreditável.

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.