Revista Mandala
BERLIN - SEPTEMBER 15: Writer and spiritual teacher Eckhart Tolle lectures during a reading on September 15, 2007 in Berlin, Germany. (Photo by Yashoda/Getty Images)

Substâncias como o LSD podem mesmo nos tornar pessoas mais sábias?

[VÍDEO] O autor alemão Eckhart Tolle relaciona o efeito de alucinógenos com a experiência de olhar para o mundo sem pensar compulsivamente.

Compartilhar

Você gostaria de ser uma pessoa sábia?

Provavelmente, sim. Muitas pessoas querem ser sábias. A sabedoria tornou-se, em especial com a indústria da espiritualidade, um produto valioso no mercado. Com a imersão de antigas tradições xamânicas nas buscas modernas por iluminação, muitas pessoas passaram a usar substâncias sintéticas para alcançar a almejada sabedoria.

Mas será que de fato estamos nos aproximando da iluminação quando ingerimos substâncias como o ácido lisérgico (LSD)? De acordo com o autor e conferencista alemão Eckhart Tolle, não. Na verdade, como ele diz no vídeo abaixo, a ingestão de substâncias que alteram nossas percepção sensorial não cria nada de novo, nada além do que já é.

Para algumas pessoas pode ser uma amostra de como é não estar carregado de contínuos comentários mentais. Mas isso não é elevar sua consciência.

Apesar de muitas pessoas usarem alucinógenos como forma de alcançar uma experiência mais plena e completa do ambiente, Tolle defende que se trata apenas de uma experiência sensorial, não um momento de despertar. Os sentidos, segundo ele, realmente se tornam mais intensos e as percepções ficam mais aguçadas. Mas o mundo real precisa estar lá em primeiro lugar.

Para Tolle, o ácido apenas reproduz a experiência de viver uma vida sem julgamentos constantes e intervenções indesejadas da mente. Como ele diz, “a compulsão por pensar é só um hábito que foi muito bem difundido“. Dessa forma, ao observar uma luz em estado de alucinação estamos diante da mesma luz que estaríamos observando em sobriedade – a diferença, ele sugere, é que estamos mais preocupados em contemplá-la do que em pensar sobre isso.

O mundo será um parque de diversões fascinante todos os dias se você olhar para ele com atenção. Confira o vídeo com legendas em português:

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.