Revista Mandala

Yoga e meditação previnem o envelhecimento celular, diz pesquisa do Institute of Medical Sciences

Ao manterem-se regulares nessas práticas, os participantes apresentaram diminuição dos processos inflamatórios e mudanças relacionadas ao estresse.

Compartilhar

O estresse, considerado um dos grandes vilões dos tempos modernos, é o facilitador de uma série de doenças relacionadas ao estilo de vida. Isso porque ele faz com que o sistema imunológico, por exemplo, fique debilitado. Além disso, acelera o envelhecimento das células, o que abre caminho para o enfraquecimento do corpo e da mente.

No entanto, um estudo realizado pelo Institute of Medical Sciences, em Nova Deli, na Índia, apontou que a yoga e a meditação contribuem de forma significativa para uma nova perspectiva sobre esse cenário. Após 12 semanas de prática regular, os pesquisadores descobriram que o envelhecimento celular diminui no organismo dos praticantes. Há, ainda, melhora nos biomarcadores de saúde do corpo.

Isso significa que a qualidade de vida de quem pratica regularmente yoga e meditação aumenta por causa da mudança de estilo de vida, que influencia diretamente na forma como a idade afeta o corpo. Claro que algumas condições de saúde são genéticas e outras estão relacionadas à idade, mas o que a pesquisa feita em Nova Deli reafirmou foi que nossos hábitos dizem muito sobre nossa saúde.

Além de apresentarem melhoras na autoestima e na frequência cardiovascular, os participantes do estudo também tiveram diminuição nos processos inflamatórios, nas lesões celulares e no estresse oxidativo. Outros fatores que, de acordo com a pesquisa, podem acelerar o envelhecimento são: tabagismo, sedentarismo, exposição a poluentes, consumo de alimentos processados e ingestão de álcool.

 

Edmar Borges

Jornalista latino-americano sem dinheiro no banco nem parentes importantes, ilustrador vindo do interior de Minas Gerais. Acredita que um dia a tecnologia e a espiritualidade vão ter uma linda prole. Você também me encontra em omxxnamashivaya.tumblr.com

Comentar

Assine nossa news!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.